quant
Fique ligado

Ano 2007

MUROS “FORRADOS” COM DIREITOS E DEVERES HUMANOS

Avatar

Publicado

em

camara-sts-vista-aerea

Cinco dias dedicados ao Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos. É a Semana de Acção Social, organizada pela Câmara Municipal, que decorre, em Santo Tirso, de 21 a 25 de Maio, e conta com inúmeras actividades dirigidas a vários públicos. Toxicodependência, deficiência e ligação intercultural são algumas das temáticas abordadas ao longo desta semana. O destaque vai para a Feira multicultural, "Part.ilha", que vai ter lugar no dia 25 de Maio, e que pretende minimizar e reduzir os preconceitos face a outras culturas. A decoração vai ser a preceito e inclui muros da cidade "forrados" com tecido onde se encontram impressos os direitos e deveres no que respeita à igualdade de oportunidades. 

Esta Semana de Acção Social arranca no dia 21 de Maio com a divulgação do Gabinete de Atendimento a  Toxicodependentes, um serviço disponibilizado pela Câmara Municipal e que merece o conhecimento da população. Os idosos também não foram esquecidos e, para além de uma visita ao Núcleo de Apoio à Integração do Deficiente (NAID) como forma de promoção do convívio entre gerações (dia 24), vão ter a possibilidade de redescobrir as potencialidades culturais, histórias e paisagísticas de Santo Tirso. No dia 22 de Maio celebra-se o Dia Mundial para o Desenvolvimento da Cultura e é neste sentido que surge esta acção dirigida à população mais idosa do concelho que engloba ainda um concurso de fotografia denominado "cem reparos". A Semana de Acção Social conta com uma sessão de esclarecimento para famílias com filhos deficientes, no dia 23, com o objectivo de diminuir o stress e os problemas psicológicos associados aos pais ou tutores, potenciando as capacidades para lidar com o filho deficiente. 
 

Publicidade

No Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, a informação e esclarecimentos assumem um papel dominante. Esta iniciativa inclui uma sessão de informação (dia 25), dirigida aos beneficiários de rendimento social (RSI) sobre os recursos existentes no concelho no que respeita a educação e formação profissional. Esta acção é desenvolvida em articulação com o Centro de Novas Oportunidades da Câmara Municipal de Santo Tirso e o Centro de Emprego de Santo Tirso. A encerrar esta Semana, a Feira multicultural "Part.ilha" vai ter animação diversificada com exposições e danças das mais diversas origens, como forma de integração sócio-cultural das mesmas na nossa comunidade. Cigana, chinesa ou marroquina são algumas das etnias que marcam presença na Semana de Acção Social de Santo Tirso. 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...