quant
Fique ligado

Edição 595

Moreira da Silva compila crónicas sobre criação do concelho em livro

Avatar

Publicado

em

“Não foram os ‘Defensores da Barca’, nem os ‘Bravos do Mindelo’, muito menos os ‘Capitães de Abril’, mas foram os ‘verdadeiros’ pais do Concelho da Trofa”. Esta é uma das frases que pode ser lida no livro que José Moreira da Silva, cronista do jornal O Notícias da Trofa, vai lançar a 12 de novembro, pelas 21 horas, no salão nobre da Junta de Freguesia do Muro.
“A história da criação do concelho da Trofa – contributos” reúne 30 crónicas que José Moreira da Silva está a escrever no blogue “… E a Trofa é minha” e, segundo o autor, vai ajudar a eternizar o trabalho feito por trofenses que lutaram pela criação do concelho da Trofa.
“É um conjunto de crónicas que achamos que era importante para as pessoas mais novas, e não só, para conhecerem alguns casos que levaram à criação do concelho da Trofa”, explicou José Moreira da Silva, que às crónicas “deu um toque literário” e acrescentou “alguns dados” que achou “relevantes e que não estavam incluídos”. “Depois de reler, achei que deveriam ter alguns assuntos, que nas crónicas não saíram e que achei que era meu dever cívico integrá-los no livro”, explicou.
O livro, que o autor assume como “um contributo para a história da criação do concelho da Trofa”, vai ter o custo de dez euros e as verbas vão reverter na totalidade para a Associação Muro de Abrigo. “Ao oferecer o livro ao blogue, os responsáveis e fundadores decidiram dar a uma instituição e decidiram que fosse a Muro de Abrigo, que vai começar a construção da sua sede”, informou o autor.
O prefácio do livro é escrito por João Mendes, um dos fundadores do blogue “…E a Trofa é minha” e o posfácio tem a assinatura da presidente da Muro de Abrigo, Fátima Silva.
Moreira da Silva escreveu ainda uma dedicatória aos elementos da Comissão Promotora do Concelho da Trofa, da qual fez parte, para “honrar o seu trabalho”. Mas, sem o distanciamento necessário em termos de história e tempo, “por ser um passado recente”, José Maria Moreira da Silva salienta no livro que também não tem um grande distanciamento pessoal, devido ao seu envolvimento na criação do concelho. “(Foi) uma luta que saiu vitoriosa e que tive que o dizer, porque isto era a verdade dos factos e deve constar num livro que pretende dar contributos para a criação da história do concelho da Trofa”, acrescentou o escritor.
E nem o lugar da apresentação do livro foi escolhido por acaso. Para Moreira da Silva, o salão nobre da Junta de Freguesia do Muro era “o melhor lugar possível”, porque foi “a única sede da comissão promotora do concelho da Trofa”. A apresentação vai ainda contar com um momento cultural.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...