quant
Fique ligado

Trofa

Metro do Porto chegará a Gondomar e BRT para a Trofa em 2024 e 259 milhões de euros depois

Avatar

Publicado

em

A expansão do Metro do Porto para Gondomar e o ‘metrobus’ para a Trofa vai avançar em 2024 com 259 milhões de euros de fundos europeus, segundo o Plano de Avisos do Portugal 2030 hoje divulgado.

De acordo com a informação do Plano Anual de Avisos do programa de fundos europeus Portugal 2030, que aponta para os avisos a serem lançados nos próximos 12 meses, o aviso para a “extensão da Rede do Metro e BRT (ISMAI – Paradela e Dragão – Souto) e material circulante” deverá ser lançado entre maio e agosto de 2024.

Publicidade

Segundo a ficha resumo do aviso, haverá uma dotação de 259 milhões de euros provenientes do Fundo de Coesão da União Europeia para os investimentos, um valor que pode corresponder a um máximo de 85% do total, não estando ainda definido o valor da comparticipação nacional.

A extensão à Trofa, há muito reivindicada desde a retirada dos carris do comboio no início do século, com a promessa da construção da rede do Metro do Porto, será feita em BRT (Bus Rapid Transit, vulgo ‘metrobus’) desde o ISMAI, atual término da Linha Verde (C) até Paradela, na Trofa.

O investimento insere-se no Sustentável 2030 – Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade, inserido no Portugal 2030.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...