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Ano 2007

Metro desviado na Trofa

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jose moreira da silva

O comboio da via estreita, Trofa-Trindade, foi eliminado há mais de seis anos. Isso provocou e continua a provocar, um transtorno enorme às populações da Trofa que se serviam já há tanto tempo desse meio de transporte e que agora se viram sem qualquer alternativa eficaz, sempre à espera da chegada do Metro que foi prometida para breve. A vinda do Metro para a Trofa, deveria ter entrado na primeira fase da construção do Metro do Porto, ao mesmo tempo da linha da Póvoa de Varzim que já tem Metro há bastante tempo e a Trofa, por incúria dos responsáveis, já espera há mais de seis anos. É muito tempo de espera!

   Depois de tantas peripécias, com a chegada do Metro de Superfície ao Concelho da Trofa e depois de ter acabado o comboio da via estreita para dar lugar ao Metro; não é que agora ele foi desviado? Ou seja: vai ser desviado do traçado inicial, pelo menos numa parte significativa do traçado, na Trofa, sem que alguém tenha interrogado os responsáveis municipais de qual a alternativa.

Os políticos gostam muito de informar os seus eleitores em plena época estival, através dos jornais mais "obedientes", das medidas impopulares. Muitas pessoas estão de férias e como tal, nem dão conta dessas medidas que afecta o seu futuro. É uma técnica já mais que gasta, mas ainda muito utilizada, principalmente pelos políticos mais frágeis e com fraca capacidade e pouco jeito para uma boa liderança.

Um dos semanários da Trofa, o Jornal da Trofa, publicou ainda no final do mês de Agosto, um artigo com o título "Passagem superior da EN14 na Carriça vai ser demolida" e no corpo da notícia fazia eco da informação do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal da Trofa de que "a passagem superior em questão não será recuperada, pelo contrário, será demolida, aquando da intervenção da Metro do Porto, uma vez que, esta entidade tem prevista para o local uma remodelação total do Nó da Carriça, prevendo que a EN14 tenha outro traçado… Na sequência do processo, a Câmara alertou para a existência de um estudo da Metro do Porto, que viabilizava uma situação alternativa de traçado da EN14 e que por conseguinte, entendia que a passagem superior não deveria ser intervencionada, já que a sua utilização iria ser abandonada".

Deve ser acoplada a esta informação, a notícia que o Diário de Notícias publicou no dia dezanove do já passado mês de Maio, que dava conta do acordo entre a Junta Metropolitana do Porto e o Governo, em que este se comprometia a lançar o concurso da linha de Metro até à Trofa, durante o ano de 2008 e que a linha terá mais de cerca de três quilómetros do que o inicialmente previsto, de modo a fazer a ligação com o futuro terminal rodo/ferroviário da Trofa. O próprio presidente da Câmara da Trofa disse ao referido jornal, que "este é um bom acordo" e portanto, deve ser conhecedor de todo o processo.

O desvio do traçado na Trofa (Carriça/Muro) do Metro de Superfície e o aumento de mais três quilómetros do que inicialmente previsto, é preocupante e leva a fazer muitas perguntas que já deveriam ter sido feitas por muita gente aos responsáveis municipais.

Uma reportagem jornalística, clara e feita com isenção e sem tabus, sobre este desvio, já deveria ter sido feita, e até agora ninguém a fez! O caso é importante demais e muito mais que justificável!

O traçado sofre alterações no Concelho da Trofa? Se sofre alterações, quais são essas alterações? Onde se irão fazer? Onde começa e onde é que o novo traçado retoma a via já existente? Vão existir populações prejudicadas? Quais e onde?

Estas e outras perguntas já deveriam ter sido colocadas em locais próprios, por muitas pessoas, aos responsáveis camarários, como é o caso dos dirigentes dos partidos políticos da oposição, vereadores e deputados municipais e pelos autarcas de freguesia (juntas e assembleias); que depois de serem informados, deveriam informar as populações. Ou será que não é para divulgar?

José Maria Moreira da Silva

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moreira.da.silva@sapo.pt

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