quant
Fique ligado

Edição 607

Memórias e Histórias da Trofa: Guidões e o seu passado de industrialização

Avatar

Publicado

em

Ao contrário do que pensam a história, não é uma ciência estática, nem tudo esta escrito de forma definitiva e por vezes é necessário voltar a escrever novas páginas.
Numa das muitas pesquisas, numa pequena tira, num pequeno texto, capaz de passar despercebido ao mais atento dos leitores surgiu o documento intitulado “Guidões apontamentos históricos”.
A leitura de um pequeno texto, inserido no jornal de Santo Tirso de 1 de junho de 1893 permitiu escrever ao ser retirada as informações para a escrita deste primeiro texto nesta rúbrica dedicado à freguesia de Guidões.
Uma novidade ler e tomar do saber da existência de uma indústria da manufatura de um produto têxtil em larga escala, denominado “baetas da Carriça”. As baetas consistiam num tecido grosso de lã, a base do vestuário da época. Havia também a produção de outros produtos têxteis: as baetilhas e as flanelas em Guidões.
A sua primitiva produção, anterior às invasões francesas, referência ao séc. XVIII que viu surgir as primeiras indústrias, apoiadas na força hidráulica do ribeiro existente em Guidões e numa pessoa que apenas chegou ao presente o nome de “Droguista”. A razão para esta alcunha era motivada por ser quem fornecia as drogas para tingir os tecidos.
No início do século XIX, as fábricas de Guidões, sofreram um novo impulso, um dos sócios da extinta Fábrica de Lordelo no Porto, iria investir também em Guidões a uma maior escala que a referida Droguista aproveitando a abundância existente de recursos.
A nova fábrica, inserida num pavilhão construído para esse fim, ao invés de pequenas oficinas passava a existir uma verdadeira fábrica comparada com as fábricas atuais a partir daquele acontecimento.
Tinha vários funcionários dedicados ao trabalho e preparação da lã, contudo, acabaria por encerrar com a morte do seu fundador que veio a morrer em Guidões com cem anos em 1813. Ferreira Pinto foi um progressista e morreu na terra que escolheu para continuar os seus investimentos.
Numa tentativa de manter a pujança industrial surgiram duas novas fábricas, apoiadas em privilégios reais.
A mudança de regime para o liberalismo apoiada na livre circulação de bens e mercadorias levou à abolição desses privilégios e fez com que estas duas indústrias tivessem uma vida efémera e depressa fechassem portas.
Praticamente um século antes de S. Martinho de Bougado, a freguesia de Guidões iria ser a freguesia pioneira no progresso industrial no atual concelho da Trofa.

José Pedro Reis

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...