quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

Memórias e Histórias da Trofa: As minas do Coronado

Avatar

Publicado

em

Decorria o ano de 1876, estávamos a passar pelos seus meados e em julho era anunciada a descoberta de uma mina de ferro, na “Boiça da Cavada”, território pertencente à freguesia de S. Romão do Coronado.
O cidadão José Hey tinha descoberto uma mina de ferro naquele território e a mesma era bastante extensa, com a área de exploração a ser estendida por 50 hectares, o que equivale a 50 campos de futebol. Uma dimensão que pode ser um pouco exagerada, atendendo às dimensões geográficas reduzidas daquela antiga freguesia do concelho do Trofa.
Uma mina de ferro em S. Romão do Coronado será, seguramente, uma novidade para muitos dos leitores e até, possivelmente, para os habitantes daquele território, contudo, as surpresas não ficariam por ali.
Acabaria também por ser descoberta uma outra mina de ferro, na freguesia de S. Mamede do Coronado, concretamente no Alto do Monte Redondo, numa área de exploração que também seria de 50 hectares. Foi, igualmente, encontrado um filão de ferro na “Boiça de Agrello”, localizada na mesma freguesia, cuja área de exploração intercetava com a da mina anterior.
As minas em questão tinham sido descobertas pelo mesmo elemento, que tinha de pagar uma quantia de 1$000 reis, por cada ponto de exploração para conseguir obter a concessão provisória. Caso não o fizesse, aquela concessão iria ser colocada em leilão público , no qual quem desse a proposta mais alta iria poder fazer a exploração daqueles filões.
Desconhecemos se o pagamento foi efetuado ou não, se inclusivamente as minas seriam exploradas, o que, obviamente, iria dinamizar a economia local, mas surpreendente é a existência de filões de ferro, numa localidade que não se tinha aproximado da existência daqueles elementos no conhecimento da atualidade.
É fundamental elucidar o leitor que neste momento da história várias foram as minas que foram sendo encontradas, um pouco por todo o território que ia alimentando a tentativa de concretizar um crescimento económico suportado em várias atividades económicas, sendo uma dessas atividades as minas de ferro que poderia ser a salvação para um território.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...