meninoscantores 

Meninos Cantores do Município da Trofa organizaram “Um dia no Souto de Bairros”. Apesar de a chuva não ter ajudado, pais e filhos desdobraram-se em jogos tradicionais e brincadeiras que tiveram como pano de fundo um dos espaços mais verdes de Santiago de Bougado.

 “Tira uma foto que isto é para recordar” gritava um menino cantor ao ver a professora Antónia Serra a saltar à corda junto das outras meninas. Esta actividade foi uma das muitas que os Meninos Cantores do Município da Trofa disponibilizaram a todos quantos quiseram passar um dia diferente. Do outro lado, as mães confundiam-se com as filhas na corrida dos sacos tal era o entusiasmo, enquanto que outros progenitores, mais recatados, preferiam estar de volta dos “comes e bebes”. Isto tudo tendo como pano de fundo o Souto de Bairros, em Santiago de Bougado.

O almoço, organizado no mesmo sítio aquando das comemorações das Invasões Francesas, serviu de ponto de partida para a organização de “Um dia no Souto de Bairros”, promovido pelo Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa, no passado domingo.

Apesar de a chuva não ter ajudado, os pais e familiares dos jovens aderiram com entusiasmo à iniciativa e Marta Carneiro é a prova viva de que o dia estava a ser “muito bom”. A mãe de duas pequenas cantoras aderiu às brincadeiras dos mais pequenos e não se fez rogada quando aceitou testar a sua velocidade dentro de um saco.

“Está a ser muito divertido, foi pena a chuva que não trouxe aqui muita gente, mas os miúdos estão muito contentes e isso é o mais importante”, acrescentou.

Mesmo sem a “mãozinha” de S. Pedro, os meninos resistiram e foram brindados com parte da tarde sem chuva. Ana Cruz, do Coro, afirmou que “depois do almoço organizado na altura das comemorações das Invasões Francesas, o grupo achou por bem repetir a experiência, mas com mais calma, para se fazerem jogos e apresentar um espectáculo”.

A ideia era proporcionar um domingo diferente, envolto com a Natureza que não fosse um típico “domingo à tarde no shopping”.

“Aqui podemos estar a brincar ao ar livre, o que se torna muito mais saudável”, dizia Ana Cruz, sem deixar de apelar às pessoas para que aproveitem o espaço.

Depois de um almoço que, segundo Sofia Castro, outra menina cantora, “rendeu bem”, a tarde passou-se com muita boa disposição entre pais e filhos, que se desdobravam em jogos tradicionais e brincadeiras.

“A tarde foi boa” para Sofia Castro e, certamente, para todos os meninos que tiveram a oportunidade de passar um dia diferente e com muito espaço verde.