quant
Fique ligado

Ano 2009

Mário Augusto em Santo Tirso para Gala “com escrita”

Avatar

Publicado

em

zona-industrail-de-Fontis

zona-industrail-de-Fontis 

Uma iniciativa que pretende não só assinalar os 10 anos de existência da Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente de Santo Tirso, na qual a Câmara Municipal de Santo Tirso representa 80% do capital, mas, essencialmente, destacar a importância de instituições deste género, bem como homenagear os seus 47 utentes. Estes são os objectivos da Gala “com escrita…”, uma acção que decorre amanhã, sexta-feira, dia 18 de Dezembro, às 19 horas, nas instalações do NAID a funcionar na Zona Industrial de Fontiscos (junto à saída da A3) e que vai contar com a presença do jornalista Mário Augusto.

10 anos de dedicação às pessoas com deficiência servem de mote a esta celebração que vai contar com vários momentos especiais. Mário Augusto, jornalista e escritor, vai marcar presença e será distinguido pela forma como interpreta e trata a deficiência. A Gala “com escrita…” vai também incluir duas exposições fotográficas. “Dez anos a escrever CAID – Parabéns!” é o tema de uma exposição que pretende, de forma simples, retratar a história da Cooperativa. Uma outra exposição da autoria do fotojornalista (nomeadamente, d´O Público e Expresso), Luís Efigénio, irá retratar os 47 jovens que actualmente integram a CAID. Os livros, para além de estarem na origem de toda a temática da cerimónia, serviram de cenário às fotografias e deram nome à exposição – “Pudera, é um livro…”. Posteriormente, será editado um catálogo com a compilação de todas as fotografias

Para a cerimónia de comemoração dos 10 anos da CAID, espera-se a presença de representantes de várias instituições e entidades de destaque nacional, para além dos utentes, familiares e amigos. Ministra da Solidariedade e Segurança Social, director da Segurança Social do Porto, director do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) do Porto, cooperantes da CAID (como o Sol do Ave, a Irmandade e a Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, ACIST e SPM), directora do Centro de Emprego de Santo Tirso e directores dos Agrupamentos de Escolas de Santo Tirso são alguns dos convidados esperados.

Criada em 1998, a Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente (CAID) de Santo Tirso luta para que os jovens com deficiência consigam integrar-se na vida social, através do desenvolvimento de diversas actividades que os estimulem e que os preparem para a vida em comunidade.

As instalações do NAID (Núcleo de Apoio à Integração do Deficiente), sede da CAID, foram inauguradas em 2003, e funcionam em edifício construído de raiz pela Câmara Municipal de Santo Tirso na Zona Industrial de Fontiscos (à saída da A3). O NAID conta, actualmente, com 47 utentes.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...