Foi com um misto de medo e orgulho que Manuel Veloso reagiu ao desafio lançado pelo Clube Slotcar da Trofa para realizar uma exposição de fotografia. A primeira da vida deste fotógrafo amador, que ocupa os tempos livres a olhar a Trofa. E “Olhar a Trofa” é o nome da mostra que é inaugurada este sábado, pelas 17 horas, na sede do clube, junto ao Aquaplace, e juntará cerca de 20 imagens do concelho. Manuel Veloso privilegiou a beleza dos locais fotografados e deixou de lado o habitual olhar crítico e irónico que utiliza na rede social Facebook, para chamar a atenção dos governantes para alguns problemas que persistem, tanto na cidade, como noutras freguesias do concelho.

O público poderá ver “alguns pontos muito bonitos da Trofa” e “um olhar diferente” daquilo que as pessoas normalmente vêm.

A mostra ficará patente no Clube Slotcar da Trofa até 30 de novembro. Para concretizar este trabalho, o fotógrafo contou com a ajuda “da Academia Alva Center, da empresa Molduras Domingos, que fez um trabalho excelente e em pouco tempo, e à Publispace, que foi igualmente fantástica”. “Os outros agradecimentos ficam para o dia da inauguração”, frisou.

E o fotógrafo e a associação já alinham ideias para o futuro. “Estamos a pensar em fazer uma exposição com vários fotógrafos da Trofa, em 2016”, anunciou Manuel Veloso.

Dois mil e dez foi o ano zero da paixão de Manuel Veloso pela fotografia. A esposa ofereceu-lhe uma máquina, para que pudesse ter fotos das filhas nas atuações de dança, mas acabou por se aventurar na fotografia de rua e paisagens.

O hobby já lhe deu a ganhar, quando num concurso venceu um prémio de “500 euros”. É recorrente ter várias imagens destacadas em páginas online de revistas da especialidade.