quant
Fique ligado

Ano 2007

Livros de Cordel na CCT

Avatar

Publicado

em

Está aberta ao público mais uma Exposição, na Casa da Cultura da Trofa. Trata-se de uma mostra de Xilogravura e Livros de Cordel, de Marcelo Soares, inaugurada no passado sábado, pelas 18 horas.

   Marcelo Alves Soares, natural de Olinda, Pernambuco, é pintor, poeta, artista gráfico, sendo um dos xilógrafos brasileiros com mais destaque actualmente. Assim, a Câmara Municipal da Trofa, através do Pelouro da Cultura, organizou esta mostra para que todos os trofenses pudessem apreciar esta arte tradicional portuguesa, mas que mereceu especial atenção quando transportada para o Brasil.

A literatura de cordel é um tipo de poesia popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos, sendo que quando são expostos para venda são pendurados em cordas ou cordéis, daí o seu nome. Os versos são escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com uma xilogravura, um processo muito parecido com um carimbo.

Este artista multifacetado, começou por ilustrar os livros de cordel do pai, que era poeta, mais tarde começou também a escrever. Marcelo Soares, segundo a responsável pela exposição, Carla Cruz, "esteve no passado mês de Abril, no Porto a fazer uma oficina de Xilogravura e aproveitamos a oportunidade, para trazer esta Exposição à Casa da Cultura", afirmou. Segundo a responsável, esta mostra é de extrema importância "para ajudar a divulgar artistas como Marcelo Soares e para que a cultura chegue a todos os lados e não fique só pelos grandes centros, como Porto e Lisboa", concluiu.

As Xilogravuras e Livros de Cordel de Marcelo Soares, irão estar em exposição até ao dia 30 de Setembro, na CCT, para que todos os interessados nesta arte, a possam visitar.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...