quant
Fique ligado

Ano 2010

Lions Clube da Trofa: “A solidariedade dos trofenses é grande e ultrapassa fronteiras”

Avatar

Publicado

em

Lions Clube da Trofa fez balanço positivo da campanha inserida no Ano Europeu contra a Pobreza e Exclusão Social, que decorreu na ExpoTrofa. Segundo a presidente da associação, “a solidariedade dos trofenses é grande e ultrapassa fronteiras”. A campanha continua e o apelo para ajudar também.

Como seria a vida da sociedade moderna se não existisse electricidade? Ou se as salas de aula fossem debaixo de uma árvore? A Guiné-Bissau vive esta realidade e foi por isso que o Lions Clube da Trofa, com a colaboração do Leo Clube, decidiu recolher bens para este país. A iniciativa, inserida no Ano Europeu contra a Pobreza e Exclusão Social, decorreu na ExpoTrofa e todo o material recolhido foi enviado no dia 17 de Julho para a Guiné-Bissau. O desejo da presidente do Lions Clube da Trofa, Susana Moreira, é que “as crianças que vão usar este material escolar, sejam no futuro os dirigentes que vão levar a Guiné a ser um país desenvolvido e próspero”.

A presidente confirmou ainda que a solidariedade dos trofenses “é grande e ultrapassa fronteiras”.

A campanha continua em articulação com a “Tabanca Pequena”, organização sediada em Matosinhos e formada para ajudar no desenvolvimento africano. Para além de ter como um dos principais trabalhos o “Projecto Sementes e Água Potável para a Guiné”, que consiste em fazer hortas para incentivar o cultivo e a diversificação da alimentação, a “Tabanca Pequena” quer também criar dez poços de água potável, para os quais necessita de cerca de 40 mil euros. O primeiro já foi aberto este mês, o que “trouxe grande alegria quer aos beneficiários quer aos que contribuíram para que isto pudesse acontecer”.

As crianças são outra das grandes preocupações para os membros da “Tabanca Pequena”, pois sofrem com falta de recursos nos cuidados médicos e hospitalares. Muitas delas perdem a vida com doenças que, num país desenvolvido, seriam curadas com um simples comprimido. Por isso, o Lions Clube da Trofa associou-se à campanha de medicamentos, apelando para a doação de excedentes que se guardam em casa. “Na área escolar também as falhas são muitas e contribuímos com material que temos e não usamos. Esferográficas, lápis, afia-lápis, cadernos, e todo o material relacionado com a escola”, referiram os responsáveis da associação.

“Os produtos de higiene, como sabão, sabonetes, pastas de dentes, fraldas de pano e material de cuidados de higiene para bebés recém-nascidos também são bem-vindos”, afirmaram.

A associação apelou à população da Trofa para que “se quiser continuar a contribuir com excessos que tem em casa destes materiais, pode entregar nos locais onde se fazem as colheitas de sangue, ou então contactar o Lions Clube da Trofa pelo número 926685373 para combinar a entrega”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...