quant
Fique ligado

Ano 2010

AR Paradela comemorou 14º aniversário

Avatar

Publicado

em

paradela

Associação Recreativa de Paradela comemorou 14 anos de existência. José Ferreira, presidente da colectividade, falou das lições do passado, das acções do presente e dos desejos para o futuro.

São poucas as aldeias da Trofa que se podem gabar de ter uma associação. A de Paradela, em S. Martinho de Bougado, ousou sonhar alto e esta sexta-feira festejou 14 anos de acontecimentos importantes, entre eles a subida da equipa de futebol à 1ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP). Para além disso, esta colectividade somou mais uma organização de uma etapa da Taça de Portugal de BTT (down-hill) no currículo este ano.

A 23 de Julho de 1996, “na garagem da casa de um dos fundadores”, nasceu a Associação Recreativa de Paradela. José Ferreira é o actual presidente e ao NT confirmou a satisfação de comandar uma colectividade que “dá bom nome ao concelho da Trofa e à aldeia de Paradela”.

Na sexta-feira, o presidente foi um dos que soprou as velas do bolo de aniversário da associação que, como “bom filho”, está a crescer sustentadamente. Ao longo de 14 anos, “passaram-se muitas histórias engraçadas e outras de tristeza”, assegurou o responsável. “É natural que existam pequenos atritos entre todos, mas as coisas resolvem-se e isso é que é importante”.

José Ferreira confessou que “nunca tinha imaginado que uma associação pudesse subir à 1ª divisão da AFP” em três épocas. “Para nós, direcção, é um orgulho”, afirmou.

Para a temporada que está quase a começar, o objectivo passa por “fazer um campeonato tranquilo, sem entrar em loucuras e garantir a manutenção”. José Ferreira garantiu, ainda, que toda a gestão da época será feita “dentro das possibilidades da colectividade”.

Em época de crise, as comemorações do 14º aniversário da AR Paradela foram feitas de forma simbólica. “Acaba por ser um dia importante para toda a associação e para a aldeia de Paradela”, assumiu o dirigente.

E como não é excepção, a associação atravessa dificuldades para prosseguir a actividade e, por isso, José Ferreira aproveitou a ocasião para lembrar que a AR Paradela “precisa de apoio”. Recordou, também, que ninguém está na associação para ganhar seja o que for: “Nós estamos aqui sem ganhar nada e, ao mesmo tempo, estamos a oferecer o nosso trabalho e a dar bom nome ao concelho”.

Mas nem só de futebol de 11 vive a AR Paradela. O futsal e o BTT são outras modalidades que José Ferreira espera vir a desenvolver no futuro. Para o próximo ano, existe a possibilidade de “formar mais uma equipa de futsal” e até já houve sugestões para “federar outra equipa de futebol de 11 nos escalões mais jovens”. No entanto, a associação tem um obstáculo ainda difícil de atravessar: a inexistência de um espaço próprio para os jogos, estando actualmente a utilizar o Complexo Desportivo do CD Trofense, em Paradela.

Publicidade

Quem também não quis faltar à festa foi Amadeu Castro Pinheiro, presidente da Assembleia da AR Paradela, que relembrou “todos os que já passaram pela associação” e sublinhou que “não há dúvidas de que hoje, apesar de ser uma colectividade de aldeia, tem uma projecção semelhante à de associações de vilas ou até de cidades”. Perante isto, o presidente da Assembleia quis “dar os parabéns à AR Paradela por todo o esforço e pelo trabalho que tem feito e por tudo aquilo que vai desempenhar”.

A associação já está a preparar a próxima temporada na 1ª Divisão da AFP e no sábado apresenta a equipa para este novo desafio.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...