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Linhas Nutricionais : “Resoluções de Ano Novo: Ano Novo, Vida Nova”

Linhas Nutricionais : “Resoluções de Ano Novo:  Ano Novo, Vida Nova”

O ano novo está a chegar e porque não redefinir os seus objetivos? Se procura adquirir um estilo de vida saudável siga as seguintes dicas:

  1. Defina objetivos realistas, possíveis de implementar ao longo do ano.
    Trace metas ajustadas às suas necessidades e ao seu dia a dia, e em caso de dúvida consulte um especialista e/ ou profissional de saúde. Foque-se no seu caso e deixe de lado os objetivos delineados por e para outras pessoas.
  2. Planifique as refeições ao longo da semana.
    Crie uma lista de alimentos que pretende integrar nas suas refeições individuais e/ ou familiares, evitando comprar em excesso, no momento das suas compras.
  3. Se possível, tome o pequeno-almoço em casa!
    Muitas vezes as pessoas alegam falta de tempo para não fazer esta refeição. Porém, poderá deixar preparado de véspera e caso não seja possível fazê-lo em casa, leve-o consigo para o realizar mais tarde. Para além de tomar um pequeno-almoço mais saudável, poupa dinheiro.
  4. Adira à “moda” da marmita. Marmite com peso e medida!
    Esta é uma forma de controlar a quantidade e qualidade da sua ingestão alimentar. Prepare com antecedência todas as refeições a realizar ao longo do dia, evitando longos períodos de jejum. É uma forma económica e prática para controlar aquilo que ingere. Planeie refeições simples e que sejam menos perecíveis possível, de forma a minimizar o risco de intoxicação alimentar.
  5. Hidrate-se!
    A água é essencial ao funcionalmente do nosso organismo. Não devemos descorar a nossa hidratação, evitando assim que o corpo desidrate. Beba infusões e/ ou chás quentes ou frios, consoante o seu gosto pessoal (se possível sem adição de açúcar). Evite ingerir bebidas açucaradas, como refrigerantes e/ ou sumos.
    Se pertence ao grupo dos “esquecidos”, poderá colocar um lembrete visível no telemóvel, no local de trabalho, entre outros, que seja melhor ajustado a si. Assim não terá desculpa, para não ingerir líquidos.
  6. Pratique exercício físico!
    Defina dias para a prática de exercício físico. Caso tenha um horário irregular, nos dias que tenha mais tempo aproveite para fazer uma caminhada, ginásio, exercício em casa ou algum desporto de sua preferência. O importante é exercitar-se!
  7. Não desista!
    Já dizia o ditado “Roma e Pavia, não se fizeram num dia”, por isso caso tenha resultados menos positivos numa fase inicial, não desanime. Toda a mudança requer um processo gradual. Fale com o seu companheiro(a), um(a) amigo(a) ou um familiar para participar neste processo de mudança e ficarem todos a ganhar. A persistência irá leva-lo longe e a uma maior satisfação no resultado final.
    Aproveite esta época para fazer o balanço do ano que está a cessar, de forma a repensar em novas metas, que o levem a um estilo de vida mais saudável.



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