quant
Fique ligado

Ano 2010

Limpar Portugal em contagem decrescente

Avatar

Publicado

em

limpar-portugal

limpar-portugal 

Por um país “mais verde” são já cerca de 40 mil os voluntários a nível nacional que no próximo sábado irão limpar Portugal de uma ponta a outra e remover as lixeiras ilegalmente depositadas nas florestas de todo o país.

Na Trofa já se faz a contagem decrescente para o dia 20 de Março e ultimam-se os preparativos para a mega-operação de limpeza da mancha florestal do concelho, que irá decorrer entre as 9.30 e as 17 horas de sábado.

Publicidade

Para “informar sobre a monitorização do evento” e “sensibilizar os cidadãos para a problemática dos resíduos e das lixeiras”, o núcleo concelhio do projecto promoveu uma sessão de esclarecimento no auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado, na passada sexta-feira. Entre outros aspectos, ficou esclarecido como deverá ser desempenhado o trabalho dos voluntários. Divididos em dois turnos – manhã e tarde – os voluntários deverão munir-se de roupa e calçado adequados e bens alimentares e “não deverão em situação alguma manusear directamente os materiais”, adianta o núcleo concelhio do LP. Aos voluntários serão fornecidas luvas de protecção e sacos de lixo e toda a operação será monitorizada pela Protecção Civil, Bombeiros Voluntários e Polícia Municipal.

A escassos dias do grande dia, o núcleo concelhio do projecto não deixa de lembrar as soluções que podem ser adoptadas em prol de um melhor ambiente, como encaminhar os materiais das lixeiras para estações de tratamento ou empresas, que disponibilizam os seus serviços de forma gratuita. Se os monstros domésticos podem ser recolhidos pela empresa municipal Trofáguas às quintas-feiras entre as 14 e as 20 horas, outra solução para o encaminhamento do lixo são os ecocentros.

O projecto Limpar Portugal conta com o apoio de milhares de empresas públicas e providas, entidades e associações de todo o país. Depois de reunirem com o Presidente da República, Cavaco Silva, do qual receberam o Alto Patrocínio da Presidência da República, os coordenadores do LP reuniram, recentemente, com a Ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, e o Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, que já confirmaram a sua participação na acção no dia 20 de Março.

Clube de Caçadores ajuda a limpar

Para apoiar a mega-operação de limpeza das florestas no próximo sábado, o Clube de Caçadores da Trofa associou-se ao projecto Limpar Portugal. Em nota enviada ao NT, o clube trofense realça a iniciativa como “uma boa oportunidade de, em conjunto com outras entidades, dar uma grande ajuda na melhoria das condições ambientais, factor fundamental para todos os seres vivos”, porque as “florestas são o primeiro e mais natural habitat das espécies cinegéticas”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...