quant
Fique ligado

Ano 2010

Mulher acamada vive dias difíceis

Avatar

Publicado

em

Cama-Articulada

Cassilda Silva, residente em Santiago de Bougado recebeu da Junta de Freguesia uma cama articulada. Para além dos problemas de saúde, a senhora tem também vários problemas económicos e pede ajuda à autarquia.

Há oito anos que a vida de Cassilda Silva, de 59 anos, deu uma reviravolta. De uma mulher activa e trabalhadora, passou a não ter força nas pernas e os diabetes, que nalguns dias atingem valores demasiado altos, impedem-na de ter uma vida melhor.

“Tive um acidente, parti a perna, descobri que tinha diabetes, deu-me uma trombose na perna esquerda, estive em coma dois meses. Depois fiz a fisioterapia e com uma moleta comecei a andar e há dois anos caí e nunca mais tive força na perna”, contou.

Cama-Articulada

Depois desta queda Cassilda ia ser operada, mas os diabetes manifestaram-se e tudo foi cancelado a pedido da própria. “O médico esteve a ver e disse que eu ia ser operada, mas estiveram a ver-me os diabetes e a enfermeira disse que eu tinha os diabetes muito altos e eu disse que não ia ser operada. Não assinei o termo de responsabilidade e vim embora”, esclareceu.

A partir desse dia, 5 de Maio, Cassilda Silva nunca mais saiu de casa, nem da cama articulada, que comprou com o dinheiro do seguro.

A companhia de Cassilda é o rádio. Emociona-se com os relatos de futebol e é adepta fervorosa do Benfica e do clube da terra, o Trofense. Para além de não conseguir andar há dois anos, os diabetes pregaram-lhe mais uma partida e Cassilda deixou de ver. Passa os dias deitada na cama, que com o uso começou a ceder.

Com a coluna torta e o corpo já dorido, Cassilda recebeu com agrado, na passada semana a nova cama articulada cedida pela Junta de Freguesia de Santiago de Bougado. “Esta é a terceira cama articulada que foi decido na última reunião de Junta entregar a um freguês de Santiago de Bougado visto ela ter preenchido todos os requisitos mínimos do regulamento de camas articuladas”, adiantou com satisfação António Azevedo, autarca da freguesia.

A irmã de Cassilda já teria apresentado os papéis para receber a cama articulada, mas por falta de alguns documentos o empréstimo do material não foi aprovado. Mas o pedido da cunhada de Cassilda, que apresentou todos os documentos necessários, acabou por ser aceite.

Publicidade

Mas Cassilda não é a única que poderá receber esta cama, porque a Junta de freguesia de Santiago está a “emprestar gratuitamente” desde que preencham os requisitos: “Viver em Santiago de Bougado, ter em termos físicos a incapacidade de se movimentar e de necessitar do apoio permanente e ter um rendimento inferior ao ordenado mínimo”.

“Esta é cada vez mais é uma necessidade que a Junta de Santiago de Bougado constata, mas nós queremos que seja divulgado que neste mandato queremos apoiar e prestar a ajuda técnica a pessoas incapacitadas”, acrescentou António Azevedo.

Cassilda é uma dessas pessoas incapacitadas que precisa de ajuda. A cama já lhe foi cedida, no entanto, a trofense tem outros problemas por resolver. “Pago 382,50 euros de renda deste apartamento, pago água, luz, e medicamentos tenho que esperar que venha mais dinheiro”, referiu, a chorar porque já perdeu a conta aos meses que não paga a renda e dentro de quatro meses será obrigada a deixar o apartamento onde vive com a filha de 26 anos.

A cunhada e o irmão ajudam “no que podem”, mas não é suficiente. “A minha cunhada está aqui a ajudar a minha filha a mudar-me a fralda, a dar-me de comer e a lavar-me”, confessou a chorar.

Desesperada, Cassilda pede ajuda: “Esperava que a senhora presidente me arranjasse uma casinha, já lhe temos pedido muitas vezes, mas não há, temos de ir por outros meios”.

Contactada pelo NT/TrofaTv a presidente da Câmara Municipal, Joana Lima, garantiu que “não deu entrada nos serviços de Acção Social da Câmara Municipal nenhum pedido desta senhora”. “No entanto a autarquia dispõe de alguns mecanismos, nomeadamente apoio ao arrendamento, ou então a senhora poderá inscrever-se e concorrer à atribuição de habitação camarária”, frisou a edil.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...