quant
Fique ligado

Ano 2012

Limpar a Trofa e Portugal a 24 de março

Avatar

Publicado

em

É já no dia 24 de março que a iniciativa nacional ““Limpar Portugal”” vai tentar dizimar as lixeiras a céu aberto espalhados por todo o País.

Depois da primeira experiência, em 2010, que contribuiu para a limpeza das florestas do concelho, a Trofa volta a associar-se ao movimento Limpar Portugal, que conta com a ação de voluntários na organização e na coordenação e espera a adesão massiva na sua execução, a 24 de março de 2012, na Trofa, em Portugal e em mais de cem países do mundo.

Este evento pretende, essencialmente, promover a educação ambiental e refletir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável, por intermédio da iniciativa de limpar as florestas, removendo todo o lixo depositado indevidamente nos espaços verdes.

Em 2010, quando se realizou a primeira edição, foram recolhidas no concelho da Trofa, cerca de 270 toneladas de lixo, 6 das quais pneus.

Em março de 2011, um ano depois da iniciativa, o NT realizou uma reportagem em que mostrou a necessidade de se voltar a limpar o território trofense.

Sofás velhos, vestuário, carcaças de frigoríficos, materiais de construção……Todos estes resíduos proliferam, em menor escala, nas florestas da Trofa. Um dos exemplos mais caricatos é uma “lixeira a céu aberto” a escassos metros do ecocentro e aterro sanitário de Santo Tirso, na freguesia de Covelas, onde até há bem pouco tempo se podiam ver componentes de automóveis.

Este ano, o projeto está a ser desenvolvido de uma forma “”ligeiramente diferente de 2010″”, afirmou Hélder Magalhães, um dos coordenadores do Limpar Portugal na Trofa. ““Têm existido várias ações de divulgação e de sensibilização junto de toda a comunidade””, afirmou. O objetivo é ““passar parte da responsabilidade de identificar as lixeiras e, também, de sensibilizá-la para as questões ambientais””.

Para Hélder Magalhães, o mais importante é o envolvimento das pessoas neste projeto e, que além de limparem as zonas de lixeira, ““mudem o comportamento que têm”” em relação à preservação do meio ambiente. ““Essa é que é verdadeiramente a vitória, assim, para o ano, não precisamos de fazer um Limpar Portugal, por estar tudo limpo””, idealizou.

O grupo de trabalho na Trofa tem realizado reuniões por todas as freguesias, mas os interessados podem acompanhar o projeto na web em http://plp2012trofa.blogspot.com, podendo fazer a inscrição para participarem na atividade.

Publicidade

 {fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...