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Ligação ISMAI-Trofa avança em 2024

Segundo fontes ouvidas pelo NT, o que continua definido pela Metro do Porto é “a extensão da linha Verde, desde o ISMAI a Paradela, com metro convencional até à freguesia do Muro, com estação final por definir, e BRT (metrobus) até à estação ferroviária”.

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Metro do Porto

A expansão da linha do Metro do Porto e metrobus, entre o ISMAI e a Trofa, está prevista avançar em 2024, segundo o Plano de Avisos do Portugal 2030, publicado pelo Governo, na semana passada.
Este projeto, juntamente com a ligação entre a estação do Dragão e Souto, no Porto, contará com dotação global de 259 milhões de euros. O aviso, de acordo com o documento, deverá ser lançado entre maio e agosto de 2024.
O que não está explícito é de que forma será feita a ligação entre o ISMAI e Paradela, se em solução híbrida – com linha de metro até ao lugar Serra, no Muro, e o restante troço em metrobus -, se em linha de metrobus em toda a extensão.
Segundo fontes ouvidas pelo NT, o que continua definido pela Metro do Porto é “a extensão da linha Verde, desde o ISMAI a Paradela, com metro convencional até à freguesia do Muro, com estação final por definir, e BRT (metrobus) até à estação ferroviária”.
Segundo a ficha resumo do aviso, haverá uma dotação de 259 milhões de euros provenientes do Fundo de Coesão da União Europeia para os investimentos, um valor que pode corresponder a um máximo de 85% do total, não estando ainda definido o valor da comparticipação nacional.
O investimento insere-se no Sustentável 2030 – Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade, inserido no Portugal 2030.

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