quant
Fique ligado

Ano 2010

Lavradeiras da Trofa mostram tradições em Espanha

Avatar

Publicado

em

 

O Rancho das Lavradeira da Trofa participou no Beltaine – Avilés Intercélticu, um dos mais importantes festivais de música de Espanha.

A cultura e tradições da Trofa transpuseram fronteiras e foram representadas pelo Rancho das Lavradeiras da Trofa no Beltaine – Avilés Intercélticu, um festival de música que decorreu entre 24 de Julho e 1 de Agosto, nas Astúrias, em Espanha.

“O Rancho das Lavradeiras da Trofa foi convidado a participar devido ao trabalho que tem vindo a realizar no meio folclórico português e que foi reconhecido como uma mais valia para o evento”, explicou o presidente do grupo, Luís Elias. Este grupo trofense não se limita a dançar em cima de um palco. Os elementos do Rancho das Lavradeiras da Trofa encenam várias momentos da história popular da região, como uma Romaria ou um Serão. Esta particularidade faz com que este rancho seja convidado a actuar em vários festivais.

A 29 de Julho, o grupo actuou no palco principal do evento, “perante uma plateia numerosa e conhecedora”, assegurou Luís Elias. No dia seguinte, a colectividade trofense actuou em Castrillón, onde “encantou o público que enchia por completo o recinto situado no centro daquela localidade”. Já no sábado, dia 31, a cultura portuguesa chegou às ruas de Avilés. Ao anoitecer desse dia, o rancho procedeu ao arrear da bandeira portuguesa, que tinha sido hasteada por outro grupo nacional no início do Beltaine – Avilés Intercélticu. No último dia do evento, as Lavradeiras da Trofa actuaram na marginal da Ria de Avilés.

De acordo com o presidente do grupo, “a participação no festival foi de tal forma um êxito que já motivou convites para várias actuações em Espanha”. A primeira destas incursões pelo país vizinho está já marcada para 15 de Agosto, com uma ida à cidade de Lugo.

O Beltaine é um dos maiores festivais do género em Espanha e contou com a presença e actuação de grupos das Astúrias, Galiza, Irlanda, Bretanha, Cornualha e Portugal. A cultura lusa foi representada, também, pelo grupo Galandum Galundaina e pelos Pauliteiros e Gaiteiros de Miranda do Douro.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...