quant
Fique ligado

Trofa

Lançada primeira pedra da Residência Sénior de Alvarelhos

Foi lançada a obra de construção da Residência Sénior, que vai nascer entre o Centro de Saúde e a Junta de Freguesia de Alvarelhos, sob a chancela da Santa Casa da Misericórdia da Trofa.

Avatar

Publicado

em

Está dado o primeiro passo e lançada a primeira pedra para a concretização de um anseio antigo dos trofenses, principalmente dos que vivem em Alvarelhos e arredores. Foi lançada a obra de construção da Residência Sénior, que vai nascer entre o Centro de Saúde e a Junta de Freguesia de Alvarelhos, sob a chancela da Santa Casa da Misericórdia da Trofa.

A estrutura vai nascer no terreno doado pelo Centro Comunitário de Alvarelhos, que há mais de dez anos viu as obras para a construção da estrutura interrompidas por falta de liquidez e desistência da Mundos de Vida, instituição parceira no primeiro projeto idealizado para o local.

Publicidade


Capacitado para acolher 50 utentes, a nova residência sénior responde às especificidades do envelhecimento atual, com grande incidência nas demências. O edifício, virado para a zona florestal existente no lado oposto da Rua Santa Isabel, privilegia esse contacto com a Natureza, estando dotado de uma rua interior, que liga todo o edifício, e de uma grande varanda. Os quartos são, maioritariamente, duplos, mas divididos a meio por uma barreira que dá privacidade aos utentes.
Financiada com fundos do PRR, a obra, inicialmente projetada para 2,5 milhões, está agora avaliada em cinco milhões de euros, devido à alteração conjuntural da economia, fortemente afetada pela inflação. Cerca de dois milhões de euros estão garantidos pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e outros dois milhões serão suportados pela Câmara Municipal da Trofa, segundo anunciou o presidente da edilidade, Sérgio Humberto, na cerimónia da manhã de sábado, 28 de outubro. Falta “um milhão”, que Alfredo Gomes espera angariar com “a ajuda dos trofenses”. “Esta é uma obra de todos e para todos, por isso apelo a todos os trofenses que nos ajudem”.
Sem conter a emoção no discurso, o provedor da Santa Casa da Misericórdia sublinhou que a Residência Sénior é “um marco” na história da instituição, que se encontra a comemorar os 25 anos de atividade, e do próprio concelho. Com prazo de execução de 540 dias, a empreitada terá de estar pronta em 2025.
Em 2025 também deverá estar concluída a creche da instituição, que vai nascer num terreno junto às atuais instalações da Misericórdia, em S. Martinho de Bougado. “Contamos lançar a primeira pedra em janeiro ou fevereiro”, anunciou.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...