quant
Fique ligado

Edição 447

Juventude Popular do distrito reunida em Covelas

Publicado

em

 

O 6º Congresso Distrital do Porto da Juventude Popular realizou-se na Trofa e ficou marcado pela eleição do presidente da comissão política distrital, Tiago Loureiro, que tem como vogal o trofense Rafael Ferreira de Jesus.

O auditório da Junta de Freguesia de Covelas recebeu, no sábado, 9 de novembro, o 6º Congresso Distrital da Juventude Popular (JP), que elegeu o maiato Tiago Loureiro como presidente da comissão política distrital do Porto dessa estrutura política.

O concelho também está representado por Rafael Ferreira de Jesus, presidente da JP da Trofa, que é vogal da recém-eleita comissão política.

Depois de um período em que esteve “adormecida”, a JP trofense parece revitalizar-se aos poucos e a realização do congresso é uma das provas que os jovens filiados querem fazer parte do futuro político do concelho. “Tivemos todo o interesse em tentar atrair um evento destes em que estão presentes 80 congressistas e que, certamente, irá trazer grande visibilidade ao concelho e à JP da Trofa. É uma base para trabalharmos para o futuro, para que os jovens percebam que há uma alternativa às duas grandes juventudes partidárias presentes na Trofa. Nós queremos mostrar que é possível ter outra ideologia e outra forma de trabalhar”, explicou Rafael Ferreira de Jesus, acrescentando que a JP da Trofa “só acredita numa política limpa, feita com critério e carácter, sem ataques pessoais”. “Não entramos nessas guerras e foi isso que fizemos durante a campanha autárquica”, salientou.

O presidente da JP Trofa afirmou que a estrutura esteve pouco ativa “por força das circunstâncias, pelo facto de a antiga presidente não poder estar presente como gostaria”, mas foi relançada “em abril”, aquando da eleição da nova comissão política concelhia. “Começamos a trabalhar antes das autárquicas, fizemos algumas atividades de promoção de campanha e o resultado foi bom para a coligação Unidos Pela Trofa, que apoiamos declaradamente e com todo o gosto”, acrescentou. Mas o grande mote da JP da Trofa – que, atualmente, tem cerca de 140 filiados – é “mostrar que o CDS começa a ter uma base autárquica que vai para além dos próprios filiados no partido” e “atrair uma atenção especial para os jovens, que um dia serão os futuros autarcas”.

Rafael Ferreira de Jesus quis deixar claro que “o CDS e a JP querem marcar uma posição” no panorama político concelhio, defendendo que “não são mais um”. “Fizemos uma coligação, mas temos o nosso valor e importância e vamos mostrar isso nos cargos que conseguirmos”, frisou.

“Satisfeito” pela realização do congresso na Trofa, Renato Pinto Ribeiro, presidente da Comissão Política Concelhia do CDS, considera “importante” uma atividade forte e autónoma da JP: “Independentemente de termos ido a eleições em coligação e estarmos no executivo da Câmara, bem como nas freguesias, as estruturas têm a sua identidade e querem preservá-la. Estamos unidos pelos trofenses e pela Trofa vamos dedicar o nosso trabalho, fazendo o nosso melhor pelo seu futuro”.

Publicidade

Tiago Loureiro foi eleito presidente da comissão política distrital da JP do Porto e para o mandato pretende “atuar em três campos”: um ao nível da “implantação”, para ter “uma JP tão abrangente quanto possível”, outro “em termos de reconhecimento do território”, fomentando a proximidade com as concelhias, e outro relativo à “formação política”.

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 447

Interculturalidade celebrada com almoço

Publicado

em

Por

 

A interculturalidade vai estar em voga na Trofa e no país, no dia 24 de novembro, com a iniciativa “Família do Lado 2013”. Promovida anualmente pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, a atividade visa o intercâmbio entre famílias trofenses e estrangeiras, através do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII).

“’Família do Lado’ é uma ação que se reveste de um cariz de proximidade entre famílias autóctones e imigrantes através da realização de um processo de construção de uma relação”, afirmou fonte da autarquia. A iniciativa culmina com um almoço, na casa das famílias aderentes, pelas 13 horas, para “a troca de culturas, costumas e tradições”.

Segundo a mesma fonte autárquica, esta atividade “é transnacional e desenrola-se desde 2004, contando com a participação de famílias de vários países nomeadamente Portugal, República Checa, Malta, Itália, Espanha, Hungria, Bélgica e Eslovénia, através da rede CLAII”.

Os interessados em saber mais da iniciativa podem contactar o CLAII, na Rua Conde S. Bento, Centro Comercial da Vinha, ou através do telefone 252 403 690.

Continuar a ler...

Edição 447

Vamos florestar a Trofa! E tu, vais ficar em casa?!

Publicado

em

Por

“Vamos florestar Portugal! E tu, vais ficar em casa?!”. O desafio é feito pela estrutura local do Amo Portugal, que convida os trofenses a passarem “para o lado da solução”, uma vez que os “problemas”, como “os incêndios florestais, a eucaliptização desenfreada, a exploração intensiva, a extração de inertes, as plantas invasoras, o abandono e o despejo ilegal de resíduos não são eternos”.

Nesse sentido, a organização está a preparar uma “manhã cheia de atividades” no dia 23 de novembro, onde vão ser plantadas “árvores autóctones, como Azinheira, Cerejeira-brava, Carvalho-português, Carvalho-negral, Carvalho-alvarinho, Medronheiro, Zambujeiro, Sobreiro, Amieiro, Freixo, Borrazeira-negra, Salgueiro-branco, Ulmeiro, Amieiro, Freixo e Choupo-negro”.

“Já mais de meio Portugal se organiza para Florestar Portugal e a Trofa não é exceção”, avançou fonte da organização, convidando a comunidade trofense a registar-se como voluntário, através do sítio na estrutura local Trofa (http://www.amoportugal.org) ou através de e-mail para (amoportugal.trofa@gmail.com).

Para saber mais informações pode aceder ao blogue (http://amoportugal-trofa.blogspot.pt) ou à página do Facebook (http://www.facebook.com/amoportugaltrofa).

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);