quant
Fique ligado

Edição 587

Juramento de Bandeira marcou participação dos Bombeiros no Coronado ConVida (c/ vídeo)

Avatar

Publicado

em

Bombeiros Voluntários da Trofa marcaram presença no Coronado ConVida, numa parceria que José Ferreira considera ter sido “muito feliz”.

Por esta altura, os trabalhos multiplicam-se com os incêndios que assombram o território. Mas ao longo de todo o ano cumprem a missão de servir a população. É neles que pensamos quando precisamos de ajuda, mas também eles precisam de ser ajudados. Para isso, os Bombeiros Voluntários da Trofa marcaram presença no Coronado ConVida e divulgaram a sua atividade diária, esclareceram dúvidas, fizeram demonstrações e realçaram a importância dos recursos humanos na prestação de socorro. “As pessoas muitas vezes não estão muito atentas àquilo que é a atividade e o trabalho dos bombeiros, por isso ao longo destes dias nós procuramos diversificar, demonstrando as várias valências e competências que os bombeiros possuem para a prestação de socorro”, esclareceu o comandante dos Bombeiros Voluntários da Trofa, João Pedro Goulart. Para José Ferreira, presidente da Junta de Freguesia do Coronado, esta foi uma parceria “muito feliz”. “Correu muitíssimo bem, o feedback é extremamente positivo e os bombeiros conseguiram os objetivos a que se propuseram, nomeadamente a angariação de sócios e de novos bombeiros”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia do Coronado, José Ferreira. O Coronado ConVida foi ainda palco da cerimónia de Juramento de Bandeira dos sete novos elementos da corporação, que são fundamentais uma vez que há “carência de efetivos humanos, nomeadamente de bombeiros voluntários, capazes de responder na plenitude a todas as solicitações”, adiantou João Pedro Goulart e, continuou que “hoje em dia os incêndios, nomeadamente os florestais, são de grandes dimensões e obrigam a que no terreno haja cinco, seis e, às vezes, sete equipas, sendo que cada uma tem cinco elementos e só por aqui se vê que são necessários muitos bombeiros”. E pelo facto de os elementos serem voluntários, a disponibilidade é outro dos fatores a ter a conta “para que a pouca disponibilidade de cada um possa traduzir-se numa disponibilidade efetiva 24 horas por dia”. A cerimónia do Juramento de Bandeira é, para João Pedro Goulart, “uma cerimónia emotiva, muito simples, singela mas de importante significado”. “Uma vez que estávamos integrados neste certame do Coronado ConVida, quisemos demonstrar à população uma das nossas valências que é a forma como nos comprometemos e nos implicamos no socorro à população”, acrescentou o comandante.
Já José Ferreira não escondeu o desejo de ver no Coronado um posto dos Bombeiros Voluntários da Trofa e adiantou que está “convencido de que está dado o primeiro passo para que isso seja possível”. “A população saiu daqui sensibilizada e para que isso possa ser possível é necessário o apoio da população quer em sócios, quer sobretudo no reforço do corpo de bombeiros. Estou convencido que daqui para a frente tudo aquilo que for tratado entre autarquia e Bombeiros Voluntários será já para a concretização desse posto avançado dos Bombeiros”, afirmou o autarca.
Ser bombeiro é ser homem ou mulher, com um lar e uma família, e ainda assim sair de casa sem saber quando se volta. Tudo pelo bem de todos. E é a pensar no bem de todos que os Bombeiros Voluntários da Trofa procuram novos sócios e novos bombeiros voluntários. Sete novos bombeiros de terceira já assumiram o compromisso, agora espera-se que mais sigam o exemplo.

Publicidade

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...