quant
Fique ligado

Edição 457

Junta de Freguesia do Muro reúne histórias de Natal de oito trofenses

Avatar

Publicado

em

Junta de Freguesia do Muro editou um livro de Contos de Natal, que reúne oito textos de autores trofenses. A próxima iniciativa será em maio, com uma “festa de rua”.

“O livro Contos de Natal é a compilação de oito histórias de diferentes autores com uma profunda ligação ao Muro que, prontamente, acederam ao convite lançado. É um livro de verdade, de sentimentos e de busca de felicidade, expressando o que vai na alma de cada um na principal noite do ano em que ninguém deseja estar só”. Este é um excerto do prefácio do livro “Contos de Natal”, que a Junta de Freguesia do Muro compilou e lançou na tarde de domingo, 19 de janeiro.

Publicidade

O salão nobre da Junta foi pequeno para acolher as várias dezenas de pessoas que aí se deslocaram, apesar da chuva, para assistir à sessão de lançamento do livro, que reúne oito contos de pessoas das freguesias do Muro, Alvarelhos e Guidões. Um a um, os autores subiram ao palco e recitaram as suas histórias, intercaladas pela interpretação de guitarra clássica por Tiago Marques. A sessão terminou com animadas músicas de Janeiras interpretadas pelo Grupo de Jovens Juventude Sem Fronteiras do Muro, seguido de um porto de honra.

Para Conceição Campos, elemento da Junta de Freguesia do Muro, este foi um dia “magnífico”, em que “todas as pessoas” ficaram “surpreendidas e gostaram” e que, apesar de “os autores estarem um bocadinho nervosos”, correu “muito bem”. A responsável pela iniciativa explicou que a ideia dos contos de Natal foi posta em prática de forma “muito rápida”, tendo sido convidadas “12 pessoas” a escrever e a apresentar um conto em “duas semanas”. “Nem todos tiveram tempo”, tendo sido apresentados oito contos da autoria de Adelaide Ferreira (Muro), Alexandra Freitas (Alvarelhos), Hermínia Abelenda (Muro), Juliana Sá (Muro), Manuel Araújo (Guidões), Manuel Pereira (Muro), Pedro Almeida (Muro) e de Rita Gomes (Muro).

Apercebendo-se que “os contos valiam a pena serem publicados” surgiu a ideia de compilá-los num livro, tendo Carlos Martins, presidente da Junta de Freguesia do Muro, “feito questão que fosse a Electrum (de quem também é gerente) a patrocinar o livro”, que foi feito pela “prata da casa”: a ilustração da capa esteve a cargo de Daniel Maia e o design gráfico foi de Margarida Pinto.

Conceição Campos considerou que se trata de “um livro magnífico”, que trouxe “muita felicidade à tarde de hoje (domingo)” e que “fica para a lembrança” das gerações futuras. Nesta primeira edição foram impressos “cem exemplares”, que estão disponíveis na Junta de Freguesia e na Casa da Cultura. A Junta de Freguesia equaciona lançar “um livro de contos para crianças ilustrado por pessoas da freguesia”.

Segundo Conceição Campos, o “betão é importante” assim como “algumas obras que a freguesia precisa, que tem algumas carências”, mas que “mais importante do que tudo é a felicidade das pessoas”. “O dia a dia é sempre a correr com muito stress e, assim, onde se vai buscar a felicidade? A algumas aptidões que as pessoas têm, aos hobbies e à descoberta delas próprias, através de iniciativas como estas. A revelação de talentos escondidos traz felicidade e é nisso que as pessoas acabam por ir buscar força para o seu dia a dia”, finalizou.

A Junta de Freguesia está agora a preparar a que será a “grande festa do Muro”, que se realizará “em maio”. Será uma “festa de rua”, a decorrer na noite de sábado e no domingo, na Rua da Igreja, que será “fechada” ao trânsito e onde “todas as pessoas do Muro estão convidadas a estar presentes” e a divulgar as suas “coleções, recuperações de velharias e bicicletas, trabalhos em inox ou em alumínio”, havendo ainda “desfiles de moda e de penteados, dança de rua, muita animação, exposição de pintura e artesanato, pinturas faciais e tatuagens”. Os agricultores também estão convidados a estarem presentes para venderem “os seus produtos agrícolas”. Segundo Conceição Campos, esta é uma forma de a Junta “dar a oportunidade para as pessoas angariarem receitas e divulgar os seus produtos, como bolos, licores ou compotas”, sendo uma festa que será “muito importante para a freguesia”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...