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Edição 578

JS trouxe deputado socialista ao Muro para falar de mobilidade

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A sessão decorreu na tarde de sábado no café junto à estação desativada do Muro, onde há muitos anos o metro deveria ter chegado assim que, em 2002, a população deixou de ver passar os comboios. A freguesia perdeu vitalidade, o comércio decresceu e a qualidade de vida em termos de acessibilidades e mobilidade dos murenses começou a definhar.
O deputado João Paulo Correia contou que “o Programa Nacional de Reformas foi apresentado em Bruxelas recentemente, aponta para que a expansão da rede do metro do Porto avance, com um montante que vai levar a metro do Porto optar pelas vias que vão ser prolongadas nos concelhos de Gondomar, Gaia, Porto e Matosinhos. O prolongamento da Linha Verde do ISMAI à Trofa, nomeadamente até ao Muro, está estimado em 37 milhões de euros e que fará parte do pacote a expansão da rede. Quando avançar, independentemente da opção, avançará sempre conjuntamente com essa opção do prolongamento do ISMAI à Trofa”.
João Paulo Correia lembrou que “o anterior governo prometeu prolongar o metro do ISMAI à Trofa e não conseguiu e não cumpriu essa promessa”. “À última da hora, a cinco dias das eleições legislativas, assinaram um protocolo que serviu para um número eleitoral, para tentar enganar os eleitores, sabendo que não tinham capacidade para cumprir esse protocolo”, atirou.
Já o presidente da JS da Trofa, José Amadeu, adiantou que “as prioridades são, sem dúvida, a mobilidade e transportes”. “Passados todos estes anos com os variados governos, o metro para a Trofa não saiu da gaveta, apesar de todos os floreados que têm vindo a ser feitos pelo presidente da Câmara da Trofa que até agora assegurava o metro até ao Muro e agora já diz que o acordo é frágil”, acrescentou.
Já sobre a Circular à Trofa, José Amadeu teceu críticas ao antigo Governo de Pedro Passos Coelho, por “ter deixado cair a última proposta de variante à EN 14 , que serviria melhor os interesses da Trofa”. “Não estamos contra a Circular à Trofa, mas ficaríamos muito mais satisfeitos com o projeto que o anterior Governo deixou cair”, disse, numa crítica ao atual traçado que vai passar pela zona habitacional e junto à Escola Básica 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques.
O deputado socialista relembrou que, “em relação à variante rodoviária da Trofa, passou-se exatamente o mesmo”. “Foi prometida uma segunda versão da variante à Trofa, mas ela também não saiu do papel. O atual governo tem um compromisso de que as duas prioridades rodoviárias para o distrito do Porto são a variante à Trofa e o IC35 Entre-os-Rios/Penafiel.”.
Satisfeito com o resultado da iniciativa da Juventude Socialista da Trofa, o deputado assegurou que “falou-se a verdade neste encontro”. “A informação é real, do Governo que tem seis meses, mas tem só três meses de orçamento e mantendo o compromisso dos deputados do PS do distrito do Porto e que na primeira fase da expansão da linha do metro será incluído o prolongamento entre o ISMAI e a Freguesia Muro, e logo que possível, avançar com a fase da variante à Trofa porque são duas obras prioritárias para o distrito do Porto”, mencionou.

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