Presença assídua na ExpoTrofa são os Jovens Sem Fronteiras (JSF) da Trofa, que, durante os nove dias de certame, decidiram organizar “uma Tômbola Missionária para angariação de fundos para o Projeto de Voluntariado de Curta Duração, na Guiné Bissau”. 

Inseridos no Movimento Missionário de Jovens Sem Fronteiras (JSF), pertencentes à Congregação dos Missionários do Espírito Santo, os jovens da Trofa pretendem, “através do sorteio de prémios diversos, angariar fundos para a missão deste Verão, na Guiné-Bissau. Apoiados pela Sol Sem Fronteiras (SOLSEF), Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) que potencia a realização de vários projetos de desenvolvimento e solidariedade”. Em agosto, “13 voluntários partem para a paróquia do Bairro da Ajuda, em Bissau, onde irão atuar nas áreas da saúde, educação para jovens, adultos e formação de professores, atividades de tempos livres com crianças e adolescentes, justiça e paz, Direitos Humanos, sustentabilidade e dinâmica pastoral e sensibilização missionária”.

“Em comunhão com este espírito missionário, os Jovens Sem Fronteiras da Trofa apelam à solidariedade de todos aqueles que visitem a ExpoTrofa que, com a sua colaboração, estarão, sem dúvida, a semear a esperança por terras guineenses”, apelou Cristina Fontes.