quant
Fique ligado

Ano 2007

Jovens famalicenses prestam serviços à comunidade durante as férias

Avatar

Publicado

em

Mais de 40 jovens do concelho de Vila Nova de Famalicão, com idades compreendidas entre os 12 e os 25 anos, estão, até ao final do mês de Agosto, a participar em diversos projectos comunitários nas áreas do desporto, protecção civil, arqueologia e animação sócio-cultural. Os projectos de Ocupação de Tempos Livres são promovidos pela Câmara Municipal, através do pelouro da Juventude, em parceria com o Instituto Português de Juventude e proporciona aos jovens ocupar alguns períodos das suas férias de Verão, com projectos úteis à comunidade, permitindo-lhes, ao mesmo tempo, adquirir conhecimentos e práticas profissionais em diversas áreas da sociedade.

A salvaguarda do património arqueológico em perigo e o conhecimento da importância dos vestígios antiquíssimos  no entendimento da história concelhia, são os objectivos que a autarquia prossegue com os trabalhos de escavação arqueológica que estão a ser desenvolvidos por 18 jovens, no Castro da Bóca, na freguesia de Vale S. Cosme e Castro das Eiras, em Pousada de Saramagos.

Publicidade

Entretanto, 16 jovens famalicenses estão a apoiar a protecção civil do concelho na vigilância florestal, numa actividade de grande relevo cívico, a favor da comunidade, cuidando da floresta e garantindo o futuro colectivo.

No âmbito do Desporto, cuja actividade decorre no Complexo das Piscinas Municipais da cidade, o contacto directo com a dinâmica dos serviços, vem proporcionando a quatro jovens, novas e diversificadas experiências e aquisição de conhecimentos e competências pessoais, que alargarão o seu leque de interesses, fomentando ainda a aquisição de estilos de vida saudáveis.

Por fim, na animação sócio-cultural quatro jovens prestam apoio à realização de colónias de férias proporcionadas a crianças desfavorecidas residentes na Urbanização da CAL, na freguesia de Calendário.

Os vários projectos que estão a decorrer desde o início do mês de Julho prolongam-se até ao final de Agosto, e estão divididos em quatro períodos diferentes, com uma duração mínima de 10 dias, sendo que o programa diário de cada uma das actividades tem a duração mínima de três horas e máxima de cinco horas.

Cada um destes jovens voluntários beneficia de um seguro de acidentes pessoais e uma bolsa horária, no montante de 2,00 euros/hora, tendo direito no final da "missão" a um certificado de participação.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...