A Câmara Municipal da Trofa lançou um desafio aos apreciadores de fotografia, participar na edição do Concurso de Fotografia 2007 subordinado ao tema "A Floresta". Este concurso surgiu no âmbito de uma candidatura ao Fundo Florestal Permanente, numa acção de sensibilização "Proteger a Floresta mais que um Dever, um Direito à Vida".  

Com este concurso a autarquia procurou identificar o património natural do concelho da Trofa, promover o contacto com a natureza, promover a descoberta do concelho trofense, bem como sensibilizar os participantes e população em geral para a preservação da natureza, promovendo, simultaneamente, uma consciência ambiental mais activa. 

Num total de 23 participantes, foram apresentadas cerca de 120 fotografias a concurso. Os temas propostos, para este ano, passavam pelas Espécies Autóctones ou pela Intervenção Humana na Floresta Autóctone. As fotografias apresentadas localizavam-se todas no concelho trofense. 

Todos os trabalhos a concurso foram expostos na Casa da Cultura da Trofa, integrados na exposição "A Floresta". Na cerimónia de inauguração foram anunciados os vencedores. Assim, no tema das Espécies Autóctone o primeiro prémio foi atribuído a Joaquim da Silva Paiva e, ainda dentro deste tema, as Menções Honrosas foram para Pedro Miguel da Costa Martins, Pedro André Ramos Duarte e Pierre Marie Carrilho Jézéquel. No tema da "Intervenção Humana na Floresta" o primeiro prémio foi para Pedro Miguel da Costa Martins e a Menção Honrosa foi para Márcia Clara castro Pinto.