quant
Fique ligado

Edição 605

Isabel Calado lançou novo CD e já pensa no próximo

Avatar

Publicado

em

A Casa da Cultura da Trofa encheu-se para o lançamento do segundo CD de Isabel Calado. “Toccatas, Sonatas e Minuetos – Autores Portugueses” foi apresentado no dia 7 de janeiro e contou com a participação do tenor Márcio da Rosa.

Este é o segundo CD que a cravista trofense Isabel Calado lança e que, segundo contou ao O Notícias da Trofa, “nasce de uma investigação de fontes musicais” em que todas as peças foram extraídas de um manuscrito que está guardado na Biblioteca Nacional, em Lisboa”, e que conta com obras de autores do século XVIII, como Carlos Seixas, Francisco Xavier Batista e Frei Jacinto.
Para o novo CD, a cravista utilizou o clavicórdio, “porque é um instrumento que teve muita expressão no século XVIII e era muito usado a nível doméstico”, tanto em Portugal como na Europa. “A escolha do clavicórdio para este CD é perfeitamente natural e perfeitamente adequada ao reportório e reflete um pouco aquilo que se passava em Portugal no século XVIII”, afirmou.
Para o futuro próximo, Isabel Calado já tem novos projetos e vai dar alguns concertos em Portugal e no estrangeiro. “Dia 28 de fevereiro tocarei em Singapura, na Universidade Nacional de Singapura, num concerto para cravo a solo. Para abril, tenho agendado um concerto na Sociedade Luso-Nipónica de Osaka e, no fim de semana seguinte, irei fazer o acompanhamento de uma ópera de grupo, também no Japão”, revelou. Também já se prepara para voltar ao Reino Unido para novos concertos e, em conjunto com Márcio da Rosa, já pensa num novo CD. “Estamos a pensar seriamente em preparar um novo CD, com estas canções que aqui apresentamos, que foram publicadas em 1893 e que foram recolhidas na segunda metade do século XVIII e que são canções em português” concluiu.
O primeiro CD de Isabel Calado foi lançado em 2015 e “era com obras de um compositor francês, François Couperin, para cravo e foi interpretado em cravo”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...