quant
Fique ligado

Edição 586

Irmãs no Campeonato do Mundo de Kickboxing (c/video)

Avatar

Publicado

em

Vera com 14 anos e Vanessa com 16, começaram a praticar Kickboxing há cerca de três anos e, desde então, somam títulos e vitórias nos combates. A vida nem sempre lhes sorriu, mas elas aprenderam a sorrir para a vida e é no ringue que descarregam toda a energia. Foram campeãs regionais, da Taça de Portugal e do Ladies Open. Com tantos títulos no curriculum até parece fácil, mas para se ser campeã há muito trabalho de bastidores. Vera e Vanessa destoam da maioria dos jovens da sua idade. Em tempo de férias, trocam os lençóis pelas sapatilhas e começam a manhã no Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro. O treino repete-se ao final da tarde nas instalações da APPACDM da Trofa. Foi esta força de vencer que as levou a ficar entre os 20 melhores no estágio da Seleção Nacional e a participar no Campeonato do Mundo da modalidade, que se vai realizar de 27 de agosto a 3 de setembro, na Irlanda. Mas para lá chegarem precisam de patrocinadores de sonhos, que estejam dispostos a ajudar. Rede Ambiente, Lidl, SportTrofa, Aquaplace, Câmara Municipal da Trofa, APPACDM e Bazar Desportivo já se juntaram à causa com oferta de equipamento, meios de transporte até ao aeroporto ou espaço para treino. Mas, adianta Daniela Esteves, presidente da Delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), “também existem custos a ser suportados, como a alimentação e gastos que possam ter lá”, por isso, continua, “estão a reunir-se donativos”. A Delegação da Trofa da CVP conta com os trofenses para prestar a ajuda que a Federação não tem tido a capacidade de prestar. “Funcionam mal”, afirmou Daniela Esteves. Por outro lado, a parceria entre a Delegação da Trofa da CVP e a escola Life Combat parece funcionar muito bem. Para Daniela Esteves esta é “uma parceria muito forte que tem alcançado os objetivos”, devido também “aos treinadores, Nádia Barbosa e Luís Ferreira, que têm sido excecionais na prestação que têm dado ao projeto”.

Vera e Vanessa “vão trazer ainda mais alegrias”
Nádia Barbosa é a professora que vai acompanhar as irmãs à Irlanda. “São duas atletas promissoras, jovens e que têm trabalhado muito para este objetivo. Acho que vão ser atletas que nos vão trazer ainda mais alegrias”, afirmou a professora da escola Life Combat. E quando se pede para descrever Vera e Vanessa Silva em termos desportivos, a descrição é simples: “Têm as duas muita garra, surpreendem muito em termos de combate, são atletas que se entregam totalmente e dão tudo naquele momento e acabam sempre por surpreender”. Surpresa já não é para os tios, Cláudia e Joaquim Silva, a quem Vera e Vanessa estão entregues, que veem nas duas jovens a capacidade de trazer na bagagem um bom resultado. “Para nós é um orgulho muito grande, apesar de serem muito novas é um futuro que elas têm. São boas miúdas, empenham-se naquilo que fazem, andam no Kickboxing desde muito novas e têm tido bons resultados. Penso que, este ano, conseguem bons resultados”, afirmaram os tios. Vera e Vanessa sentiram “muita felicidade” quando souberam que iam participar no Mundial. “Gosto muito de combater e lutar”, afirmou Vera, consciente das dificuldades que implica a participação numa competição desta dimensão, mas, garante, está pronta “a dar o melhor”. “Temos treinado quase todos os dias, porque os combates podem variar, tando podem ser de manhã como à tarde”, explicou Vanessa. Por isso, de forma a adaptarem-se aos combates nas diferentes horas do dia, os treinos têm sido bidiários, de manhã e ao final da tarde. Quanto ao nervosismo antes da competição, Vanessa é clara: “Eu não penso nisso. Eu chego lá e faço o meu melhor”. A treinadora Nádia Barbosa parte para a Irlanda consciente de que “é bastante difícil, porque são os melhores atletas do mundo”, mas estão confiantes que elas “vão fazer um bom trabalho e que é uma boa experiência”. “Mais enriquecidas voltam de certeza”, concluiu.
Vera e Vanessa partem à conquista de um sonho com a promessa de darem o seu melhor e mesmo que isso não signifique trazerem uma medalha não há dúvidas de que a Trofa e Portugal estão com elas, porque todos sabemos ‘que o sonho comanda a vida’.

Publicidade

Cross Stars ajuda jovensa perseguir sonhos
“Dinamizar uma inclusão pelo desporto abarcando crianças e jovens provenientes de meios sócioculturais desfavorecidos, do concelho da Trofa, ao reconhecer os seus talentos a nível desportivo” é o objetivo do projeto Cross Stars, promovido pela Delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa, destinado a crianças e jovens, entre os 6 e os 18 anos, sinalizados pelos técnicos de acompanhamento. “Ao aproximarmos estas crianças e jovens, bem como os seus agregados familiares, pretendemos mais eficazmente trabalhar de modo integral na promoção da sua autoestima, promovendo e procurando os seus talentos”, explicou fonte da Delegação da Trofa da CVP. Vera e Vanessa são dois exemplos de atletas que estão integradas no projeto e que Daniela Esteves acredita que, na Irlanda, “vão dar o seu melhor”. “Embora as jovens não tenham a pressão de trazerem a medalha de campeãs do mundo”, a presidente da Delegação da Trofa da CVP acredita que “estão muito próximas disso”. Para Daniela Esteves, Vera e Vanessa Silva fazem parte de um grupo “representativo de uma qualidade muito forte que a Trofa tem”. Na maioria dos casos, os jovens do projeto Cross Stars têm sonhos, ambição e qualidade, só precisam de alguém que os ajude a voar.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...