quant
Fique ligado

Ano 2011

INEM em ação de sensibilização no Colégio (c/ vídeo)

Avatar

Publicado

em

Técnicas do INEM estiveram no Colégio da Trofa para explicar aos alunos mais novos a importância do número de emergência 112. Crianças tiveram ainda a oportunidade de conhecer o interior de uma viatura de emergência.

A curiosidade era mais que muita. Afinal não é todos os dias que uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) se desloca ao Colégio da Trofa. As técnicas não vieram numa missão de socorro, mas sim de esclarecimento. Mais de 160 alunos do ensino pré-escolar e do 1º Ciclo ouviram atentamente as explicações e os conselhos da equipa do INEM, durante a ação que decorreu na manhã de quinta-feira, 26 de maio.

Isabel Costa, enfermeira da Delegação do INEM do Porto, reconheceu a importância deste tipo de ações: “Estas iniciativas são fundamentais para sensibilizar os mais novos para a utilização do número 112 e o que dizer numa situação de emergência”. “É nestas idades que eles absorvem a importância da chamada para o 112, até porque são eles que vão transmitir em casa esta mensagem”, acrescentou.

Os alunos, para além de participar em workshops, tiveram direito a conhecer o interior de uma ambulância. E se alguns se mostraram receosos, o medo desapareceu quando viram a grande quantidade de equipamento e utensílios que existem numa ambulância.

“Quando vínhamos para a ambulância, alguns dos alunos choravam, mas depois tiveram a possibilidade de perceber que esta não é nenhum ‘bicho de sete cabeças’, mas que na verdade, no interior têm tudo para que possam ser socorridos”, afirmou Zoraida Areal, coordenadora do 1º Ciclo do Ensino Básico do Colégio da Trofa.

A ideia para esta atividade partiu mesmo “de um encarregado de educação” e a coordenadora viu com bons olhos este tipo de formação para os mais novos: “Entrei em contacto com o INEM e achámos interessante este tipo de sensibilização que eles fazem com os mais novos”, explicou a professora.

A atividade serve também de “motivação” para aulas sobre primeiros socorros, pois assim os alunos “já estão mais à vontade com este tema”.

O INEM desenvolve este tipo de ações de sensibilização em vários estabelecimentos de ensino. Esta foi a primeira vez que esteve no Colégio da Trofa. As escolas interessadas em receber uma visita do INEM podem visitar o site  www.inem.pt., onde vão encontrar toda a informação necessária.

Publicidade

{fcomment}

 

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...