quant
Fique ligado

Ano 2010

Incêndios florestais destroem área verde

Avatar

Publicado

em

 

As chamas continuam a lavrar em várias freguesias do concelho da Trofa.

Durante os últimos dias, as freguesias de Covelas, Alvarelhos, S. Romão do Coronado e Santiago de Bougado têm sido palco de diversos incêndios.

Em Vilar de Luz, Maia, na fronteira com a freguesia de Covelas, o fogo começou ao final da tarde de sexta-feira, mas reacendeu no fim-de-semana. No primeiro dia, o combate prolongou-se até de madrugada e no local estiveram 65 elementos, auxiliados por 20 viaturas. Cerca das 8.30 horas de sábado, o incêndio voltou a não dar descanso aos 42 bombeiros que estiveram no local para combater as chamas, auxiliados por mais de uma dezena de viaturas. A tarde de domingo ficou marcada por novo reacendimento. Desta vez as chamas foram menos intensas e oito elementos dos Bombeiros da Trofa, com o apoio de três viaturas dominaram o fogo, cerca das 21.45 horas. Deste reacendimento, resultaram quatro mil metros quadrados de área ardida.

Para além dos Bombeiros Voluntários da Trofa, ao longo dos três dias, estiveram em Covelas as corporações de Areosa, Baltar, Ermesinde, Gondomar, Matosinhos, Moreira da Maia, Paços de Ferreira, Porto, Portuenses, S. Mamede Infesta, S. Pedro da Cova, Santo Tirso, Valongo e Vila do Conde.

Na mesma freguesia, mas no Monte Cabrito, no dia 10 de Agosto, as chamas começaram a lavrar cerca das 12.30 horas. No combate estiveram dez elementos dos Bombeiros da Trofa, auxiliados por três viaturas. No dia seguinte, no mesmo local, cerca das 15 horas, deflagrou novo incêndio. Sete bombeiros da corporação da Trofa, com o apoio de três viaturas estiveram no local. Arderam 3500 metros quadrados de mata.

Também em Alvarelhos, as chamas voltaram a não dar descanso aos bombeiros e deflagraram junto à Quinta do Paiço e ao Castro de Alvarelhos. O primeiro alerta chegou às 10.54 horas do dia 9. Para o local, próximo da Quinta, os bombeiros da Trofa enviaram 17 elementos e sete viaturas. O fogo foi extinto às 23 horas. No dia seguinte, 10 de Agosto, cerca das 15.30 horas, um incêndio junto ao Castro demorou várias horas a ser extinto, o que só aconteceu cerca da 1.30 horas. No combate às chamas estiveram 13 bombeiros, ajudados por quatro viaturas, das corporações da Trofa, do Porto e da Póvoa de Varzim. Já no dia 11, ao início da tarde, novamente junto ao Castro, o incêndio foi combatido por nove elementos do corpo de bombeiros da Trofa, com o auxílio de quatro viaturas. Ainda não foi possível apurar a área ardida resultante destes incêndios.

No lugar de Trinaterra, em S. Mamede do Coronado, no dia 12, um incêndio consumiu 3500 metros quadrados de mata. Para combater as chamas, estiveram naquela freguesia dez elementos dos Bombeiros da Trofa, ajudados por três viaturas. Antes, no dia 10, cerca das 14.30 horas, um foco de incêndio implicou a presença de 29 bombeiros, com oito veículos, das corporações da Trofa, Ermesinde, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso e Vila do Conde.

Em Santiago de Bougado, no Alto das Coelhas, um incêndio começou na hora de almoço de segunda-feira. No entanto, a pronta intervenção dos Bombeiros da Trofa impediu que as chamas propagassem e o fogo foi rapidamente extinto.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...