A maior loja Ikea da Península Ibérica e a segunda em Portugal abre portas na próxima semana e espera vendas de 100 milhões de euros no terceiro ano de actividade, anunciou o director da loja de Matosinhos. Segundo Pedro Pinheiro, que falava durante a apresentação aos jornalistas do novo espaço a inaugurar dia 31 de Julho, o objectivo da Ikea é conseguir 1,5 milhões de visitantes anuais e chegar a 2010 com uma facturação de 100 milhões de euros.

Com o tema «IKEA abre em Matosinhos e na sua casa também», a campanha de comunicação definida para a abertura da maior loja do grupo na Península Ibérica, já arrancou e inclui várias acções de promoção e prémios aos clientes da primeira semana de funcionamento da unidade, num investimento de um milhão de euros.

 No dia de abertura, as primeiras 100 pessoas a chegar à loja com um artigo de decoração antigo receberão um cartão presente do Ikea no valor de 100 euros.

O mais original dos objectos receberá ainda um presente surpresa, a revelar no próprio dia.

Para facilitar o acesso à loja, durante a campanha de abertura, o Ikea irá disponibilizar um serviço de transporte gratuito de autocarro com três partidas diferentes: Campo dos Mártires da Pátria (Porto), estação de metro de Matosinhos e junto à Câmara Municipal de Matosinhos.

A primeira loja do grupo sueco em Portugal foi inaugurada em Junho de 2004, em Alfragide e já atraiu mais de cinco milhões de visitantes.

Além da unidade de Matosinhos, do plano de expansão do grupo faz parte a abertura de mais duas lojas no país até 2012 (mais duas em Lisboa e uma no Porto), o que representará um investimento na ordem dos 200 milhões de euros e a criação de 1.500 empregos directos e 300 indirectos.

Até 2015, o plano de expansão prevê ainda a abertura de mais duas lojas em Portugal, uma no centro e outra no sul do país.

No fecho do último exercício (31 de Agosto de 2005), o grupo Ikea registou um crescimento de 17 por cento no volume de negócios face a 2005, tendo atingido 17,3 mil milhões de euros, contava com 220 lojas e mais de 90.000 colaboradores nos 34 países onde está presente.

Com 36.600 metros quadrados, a loja de Matosinhos conta com 2.800 lugares de estacionamento gratuito e um restaurante com capacidade para 750 pessoas, além de um espaço infantil concebido especialmente para as crianças que visitam a loja e ali poderão ficar a brincar sob acompanhamento de colaboradores do Ikea.

O objectivo da empresa é que esta unidade venha a ser a loja âncora de um centro comercial a construir posteriormente – o Matosinhos Plaza – que será o primeiro do grupo em Portugal e deverá abrir no segundo semestre de 2008, num investimento de 165 milhões de euros.

Para a abertura da loja de Matosinhos, o Ikea preparou promoções e novidades para todos os seus visitantes até dia 05 de Agosto.

 

Sobre a IKEA

Criada em 1943, a IKEA é especializada na venda de produtos e artigos de decoração para o lar e assume como missão oferecer ao mercado produtos de design com elevada qualidade e funcionalidade, sempre com os preços mais acessíveis. No fecho do último exercício (31 de Agosto de 2006), o Grupo IKEA contava com 237 lojas e mais de 104.000 colaboradores em todo o mundo

A IKEA está presente em Portugal desde 1974 com um escritório de compras em Leça da Palmeira, e com uma loja em Alfragide, aberta desde 22 de Junho de 2004 que, em conjunto com a IKEA Matosinhos, a inaugurar no dia 31 de Julho, empregam mais de 1.000 pessoas.

 

Conceito IKEA

O conceito IKEA baseia-se na colaboração entre o cliente e a empresa. Na IKEA criamos os nossos produtos, que são comprados em grandes quantidades, embalados por montar em embalagens planas, de modo a reduzir os custos de transporte e de armazém. O cliente participa na redução do preço final ao escolher, transportar e montar, ele mesmo, os produtos IKEA.