A Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão apresenta nos dias 15 e 22 de Junho a I Mostra de Música Tradicional Portuguesa, um evento que irá reunir diversos grupos de música popular, representativos de diferentes culturas e costumes. Assim, no dia 15, irão subir ao palco da Casa das Artes os grupos Pedra d'Água de Famalicão e Toques do Caramulo de Águeda, enquanto que, no dia 22, é a vez dos Galandum Galundaina das Terras de Miranda e Folc d'Ave darem a conhecer os seus ritmos populares. Os espectáculos estão marcados para as 21h30, e a entrada custa 7 euros.

Galandum Galundaina na casa das artesMas a programação da Casa das Artes de Famalicão, para o mês de Junho, destaca-se também pela presença da Companhia Dança Contemporânea de Londres – Edge, nos dias 28 e 30. Pelo quinto ano consecutivo e convite da Câmara Municipal de Famalicão e da Escola de Dança Neuza Rodrigues, a Companhia EDge, apresenta na Casa das Artes dois espectáculos únicos em Portugal, incluídos na sua torneé mundial, onde apresentará os trabalhos Strange Attractors Part II, com coreografia de Stephen Petronio, Stacy Matthew Spence, Charlotte Boye-Chistensen, e Leche Commissions, com coreografia de Ben Duke, Rick Nodine, Frauke Requardt, Anna Williams.

Todo este intercâmbio tem a participação activa da artista multimédia Sónia Rodrigues. Neste contexto, serão organizados workshops com a companhia inglesa, entre 25 e 1 Julho, para participantes entre os 11 e os 25 anos. As inscrições encontram-se abertas até ao dia 15 de Junho, e contam com o máximo de 25 participantes. O custo é de 10 euros. Refira-se que não é necessário possuir qualquer experiência na área da dança, pois este projecto será baseado na experiência real e individual de cada formando.

O calor da música tropical também vai marcar presença em Famalicão através de sons provenientes do Brasil e de Cuba. No dia 2, pelas 22h00, Joel Xavier irá apresentar o seu novo projecto "Saravá", inspirado nos ritmos quentes da bossa e samba brasileiro. A entrada custa 10 euros. Entretanto, no dia 23, pelas 22h00, os "Unión Salsera" prometem conquistar o público da Casa das Artes com o seu repertório variado repleto de Merengue, Regguetón, Cha Cha Cha, Cumbia, Plena, Bachata, e claro a Salsa Cubana. No dia 30, é a vez do trio Edu Miranda (bandolim), Tuniko Goulart (violão) e Giovani Goulart (bateria, piano, acordeão) apresentarem um espectáculo instrumental ímpar na mistura de sonoridades brasileiras, tais como o chorinho, o samba, o baião e o forro. A entrada custa 7 euros.

No âmbito musical, destaque ainda para o concerto único em Portugal de Mysti Mayhem, de Ohio, nos Estados Unidos. A sua música do estilo Indie / Folk e Folk Rock é um hino à juventude, à liberdade de expressão, de emoção, onde todo o seu ser aparece genuíno.

A Caixa Geral de Despojos regressa à Casa das Artes de Famalicão, no dia 16, pelas 22h00, para um espectáculo que promete muita música improvável, imagens azuliantes, uma réstia de luz, lampejos, beijos no escuro e muita magia.        

CASA DAS ARTES COMEMORA DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

No dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, a Casa das Artes apresenta a peça de teatro infantil "Quem come a minha casinha", pela companhia Jangada Teatro. O conhecido conto dos Irmãos Grimm, terá duas sessões, pelas 10h00 e pelas 15h00.

Entretanto, a Casa das Artes associa-se também às comemorações do Dia Mundial do Ambiente que se assinala no dia 5 de Junho. Neste dia, será apresentada a peça de teatro "Água Florida", uma iniciativa promovida pelo CEAB – Centro de Estudos e Actividades Ambientais, em conjunto com a empresa Águas do Ave.

De referir ainda a promoção de diversas iniciativas no âmbito do Festival Internacional de Arte Contemporânea – IMAN, com destaque para as actividades a decorrer nos dias 9 e 29.

Entretanto, no foyer da Casa das Artes está patente entre dia 9 e 30 de Junho a exposição "Teste (De) Teste: Territórios para 2007". Inserida no IMAN, nesta exposição são apresentadas obras (Instalação) de artistas emergentes a par de alguns nomes firmados no panorama artístico contemporâneo. Anthony Elliott, Carla Cruz, Filipe Garcia, Kako, Luís Ribeiro, Samuel Silva, Sónia Carvalho, Vítor Lago Silva entre outros são as apostas deste ano.

FICHAS TÉCNICAS

COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

"Quem come a minha casinha"

Teatro Infantil – Jangada Teatro

Data dia 1 | sexta-feira

Hora 10h00 | 15h00

Local Grande Auditório

 

JOEL XAVIER – "BEST GUITAR PLAYER OF THE YEAR 2006"

Apresentação do seu novo projecto "SARAVÁ!"

Data dia 2 | sábado

Hora 22h00

Local Grande Auditório

Entrada 10 euros

M/3

Duração 90 m    

http://www.joelxavier.com/

 

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

TEATRO "ÁGUA FLORIDA"

Data dia 5 | terça-feira

Hora 10h00

Local Grande Auditório

NOITE DO CONTO E DA POESIA

Data dia 5 | terça-feira

Hora 21h30

Local café-concerto

MYSTI MAYHEM (US) – de Ohio até Famalicão, em concerto único

Indie/Folk/Folk Rock

Data dia 8 | sexta-feira

Hora 22h00

Local café-concerto

Entrada 5 euros

M/3

Duração 90 m

www.myspace.com/mystimayhem

EXPOSIÇÃO

"TESTE (DE)TESTE: TERRITÓRIOS PARA 2007"

FESTIVAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA – ARTE EXPERIMENTAL – I.M.A.N.

Data Patente entre 9 e 30 de Junho

Local Foyer

FESTIVAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA – ARTE EXPERIMENTAL – I.M.A.N.

Data dia 9 | sábado

Hora 18h00 Homenagem, Conferência e Performance de BARTOLOMÉ FERRANDO, artista Espanhol

_ 23h00 Intermedia Art Show: "Back and forward" da artista YELLA (Bolsa Ernesto de Sousa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Fundação Calouste Gulbenkian e Experimental Intermedia Foundation).

Local café-concerto

Entrada Livre

http://www.iman-arte.blogspot.com/

I MOSTRA DE MÚSICA TRADICIONAL PORTUGUESA DA CASA DAS ARTES

PEDRA D'ÁGUA + TOQUES DO CARAMULO

Data dia 15 | sexta-feira

Hora 21h30

Local Grande Auditório

Entrada 7 euros

M/3

Duração 150 m

www.c-e-m.org/ligacoes/pedras.htm

www.dorfeu.com/criacoes/toques/main.htm

A CAIXA GERAL DE DESPOJOS

"VEMO-NOS NO LIMBO" SOMOS O QUE SOMOS

Teatro, Música e Poesia

Data dia 16 | sábado

Hora 22h00

Local Pequeno Auditório

Entrada 8 euros

M/12

Duração: 90 m

http://www.caixageraldedespojos.blogspot.com/

I MOSTRA DE MÚSICA TRADICIONAL PORTUGUESA DA CASA DAS ARTES

GALANDUM GALUNDAINA + FOLC D´AVE

Data dia 22 | sexta-feira

Hora 21h30

Local Grande auditório

Entrada 7 euros

M/3

Duração 150 m

http://www.galandum.co.pt/

UNIÓN SALSERA – o Calor da música Cubana!

Música Latina

Data dia 23 | sábado

Hora 22h00

Local Café-concerto

Entrada 5 euros

M/3

Duração 90 m

www.gproducoes.com/unionsalsera.html

 

EDGE – LONDON CONTEMPORARY DANCE SCHOOL

Dança Contemporânea

Data dias 28 e 30 | quinta-feira e sábado

Hora 22h00

Local Grande Auditório

Entrada 5 euros (desconto de 20% para bailarinos e estudantes de dança)

M/3

Duração 60

http://www.theplace.org.uk/

EDU MIRANDA TRIO AO VIVO

COM TUNIKO E GIOVANI GOULART

Música Brasileira – Chorinho/Samba/ Baião / Forró

Data dia 30 | sábado

Hora 22h00

Local Café-concerto

Entrada 7 euros

M/3

Duração 90 m

www.myspace.com/edumirandabandolim