quant
Fique ligado

Ano 2007

Armindo anuncia quatro novos jardins-de-infância

Avatar

Publicado

em

"Até ao fim deste mandato, em 2009, teremos no terreno a construção de quatro novos jardins-de-infância e a reabilitação e modernização de mais seis." Foi com a notícia de novos investimentos na educação infantil que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, inaugurou, na manhã desta segunda-feira, o novo Jardim-de-Infância da freguesia de Arnoso Santa Maria, na zona norte do município.

 Sob um clima de festa e alegria proporcionado pelas dezenas de crianças, educadores, encarregados de educação, populares e autarcas que marcaram presença na inauguração do novo equipamento educativo, Armindo Costa anunciou que os novos jardins-de-infância de Fradelos e Telhado estão já em fase de projecto, enquanto os de Vale S. Martinho e S. Tiago da Cruz estão em fase de ante-projecto. "Para além da construção de quatro novos jardins-de-infância, vamos reabilitar e modernizar os jardins-de-infância de Vila Nova de Famalicão (Sede nº 2); da Carreira; de Joane; de Ribeirão (Boucinhas); de Lemenhe e de Cavalões", acrescentou o autarca.

Armindo Costa salientou o "forte investimento" da autarquia na educação, referindo que, no Jardim-de-infância de Arnoso Santa Maria, "a Câmara Municipal investiu mais de 270 mil euros". No que diz respeito a este novo equipamento educativo, o edil realçou que esta obra "torna Arnoso Santa Maria numa freguesia-modelo em termos de equipamentos escolares, pois concentra no mesmo espaço todo o ensino infantil e básico até ao terceiro ciclo".

Aliás, a obra foi elogiada pela professora Laura Palma, presidente do Conselho Excutivo do Agrupamento de Escolas do Vale do Este, que agradeceu à Câmara Municipal de Famalicão "todo o empenhamento na construção do novo jardim-de-infância, proporcionando boas condições às crianças" que todos os anos chegam ao sistema de ensino.

O novo jardim-de-infância, construído num terreno adjacente à Escola Básica Integrada de Arnoso Santa Maria, que está já a funcionar desde as últimas férias da Páscoa, e que serve também a freguesia vizinha de Sezures, acolhe 50 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. O novo edifício distingue-se pela modernidade e funcionalidade, sendo constituído por duas salas, com capacidade para 25 alunos cada, cozinha, espaço polivalente, sala de professores, vestiários e uma área de arrumos. No espaço de recreio do novo jardim-de-infância existem áreas ajardinadas e um parque infantil para os mais novos brincarem com toda a segurança. "Estão de parabéns as famílias e as crianças de Arnoso Santa Maria e de Sezures, que são servidas por esta zona escolar" , assinalou o presidente da Câmara Municipal, sublinhando que "executámos esta obra sem deixar de investir em outras necessidades de Arnoso Santa Maria e de freguesias vizinhas".

CÂMARA INAUGUROU DOZE JARDINS-DE-INFÂNCIA EM SEIS ANOS

"Em seis anos, abrimos 12 novos jardins-de-infância, contando já com o Jardim-de-Infância de Arnoso Santa Maria! Isto significa que a Câmara Municipal está a construir uma média de dois Jardins-de-Infância por ano, colmatando lacunas que eram sentidas há muitos anos", assinalou Armindo Costa, afirmando que o município de Famalicão está a "apostar fortemente na educação porque considera o conhecimento e o saber como as únicas chaves que abrem as portas do futuro".

O edil lembrou ainda "o apoio que prestamos às instituições particulares de solidariedade social para a construção de jardins-de-infância ou salas de ATL". Apesar de todo este trabalho, Armindo Costa disse que o concelho não tem ainda todos os problemas resolvidos. "O concelho de Vila Nova de Famalicão é grande e está em franco desenvolvimento. Por isso, é natural que haja sempre problemas a precisar de soluções. Mas é para isso que estamos cá: para trabalhar em nome da qualidade de vida dos famalicenses!", referiu.

Mostrando-se bastante optimista em relação ao futuro, o presidente da Câmara Municipal afirmou ainda que "hoje, o concelho de Famalicão apresenta um parque escolar que é capaz de oferecer uma formação académica integrada, em muitos ramos do saber, desde o ensino pré-escolar ao ensino universitário, servindo uma população estudantil superior a 25 mil alunos".

Por sua vez, o presidente da Junta de freguesia de Arnoso Santa Maria, Américo Barbosa, mostrou-se "muito satisfeito" com o novo jardim-de-infância, referindo que "esta infra-estrutura educativa tem um significado muito grande para a freguesia".

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...