quant
Fique ligado

Edição 490

GNR alerta para a nova nota de 10 euros (C/Vídeo)

Avatar

Publicado

em

Os militares da Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Santo Tirso têm já agendadas mais de duas dezenas de ações de sensibilização sobre a nova nota de dez euros, que entrou em circulação no dia 23 de setembro.

Tocar, observar e inclinar são as três formas de verificar a autenticidade da nova nota de dez euros. Ao tocar vai perceber que o papel é firme e ligeiramente sonoro, que tem umas pequenas linhas impressas em relevo nas margens esquerda e direita da nota e que a tinta é mais espessa no motivo principal, nas inscrições e nos algarismos de grande dimensão representativos do valor da nota. Ao observar a nota em contra luz vai tornar-se visível um retrato de Europa, os algarismos representativos do valor e uma janela. Além disso, o filete de segurança apresenta-se como uma linha escura e, ao colocar a nota sobre uma superfície escura, as áreas claras tornam-se mais escuras.

Publicidade

Ao inclinar a nota, o número vai apresentar um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente e, dependendo do ângulo de observação, o número também muda de cor, passando de verde-esmeralda para azul-escuro. Já na banda prateada vai ver-se um retrato de Europa, uma janela e os algarismos representativos do valor da nota.

Durante uma das ações de sensibilização que decorreu no Lar Padre Joaquim Ribeiro, em S. Martinho de Bougado, na manhã desta quarta-feira, 24 de setembro, os militares alertam os seniores que nenhum elemento do banco ou de outra entidade se vai dirigir a sua casa para trocar as notas, uma vez que as duas vão circular na zona euro em simultâneo. Caso alguém se dirija a sua casa para o fazer, esteja atento pois trata-se de uma burla.

Com a entrada em circulação da nova nota de dez euros, as pessoas devem estar atentas a ambas as notas, pois como andam mais atentas às novas notas, os burlões podem aproveitar o momento para falsificar a antiga nota. Tenha sempre em atenção as formas de verificação da autenticidade e, em caso de dúvidas, não aceite a nota.

Durante a ação de sensibilização, os militares informaram ainda dos cuidados a ter, de forma a não serem burlados ou assaltados. A chave está em não dar muita informação a estranhos, nem mostrar que está sozinho.

As utentes Almerinda Pereira e Maria Pereira, do Lar Padre Joaquim Ribeiro, afirmaram que apesar de “ainda não” terem visto “nenhuma”, já sabem como podem verificar a autenticidade da nova nota e se alguém lhes pedir “para destrocar, dizem logo que não destrocam”. Quanto a estas ações de sensibilização asseguram que “é mesmo importante” pois “é sempre uma vantagem” saber prevenir de eventuais burlas.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...