Póvoa de Varzim e Cinfães do Douro foram os locais das provas. Atletas trofenses participaram em vários escalões etários.

Os dois clubes de atletismo da Trofa evidenciaram-se no XXIII Grande Prémio S. Pedro que decorreu no dia 3 de julho, na Póvoa de Varzim. O Ginásio da Trofa participou com 13 atletas, e a Associação Cultural e Recreativa Vigorosa com 15 atletas, em todos os escalões. A Vigorosa foi também com 8 atletas até Vilar de Arca em Cinfães do Douro para participar no Grande Prémio de S. João, que decorreu no dia 25 de junho.

Numa competição que reuniu cerca de 600 atletas portugueses e espanhóis, o concelho trofense fez-se representar pelo Ginásio da Trofa e pela ACR Vigorosa com um total de 28 atletas. Em Benjamins Femininos, a atleta Alice Oliveira ficou em 3º lugar, Ana Lopes em 10º e Patrícia Moreira no 15º posto. Sendo que todas vestem as cores do Vigorosa, a associação foi a 1ª classificada por equipas.

Em infantis femininos, as atletas do Ginásio Ana Silva e Sara Teixeira classificaram-se na 6ª e 11ª posição, respetivamente. No escalão de Infantis Masculinos, os atletas ficaram distribuídos pela tabela: Rui Rocha em 3º (Ginásio da Trofa), Vitor Martins no 9º lugar (ACR Vigorosa), Alexandre Sá ficou em 16º (ACR Vigorosa), André Barbosa na 17ª posição (ACR Vigorosa), Tiago Sá em 19º lugar (ACR Vigorosa) e, um lugar depois, Paulo Neto em 20º (Ginásio da Trofa). A ACR Vigorosa ficou em 1º lugar por equipas.

Na prova de Iniciados Femininos, participaram cinco atletas do Ginásio: Elsa Maia saiu vencedora, Andreia Rodrigues ficou a um lugar do pódio, em 4º, Ana Ribeiro em 6º lugar, Ana Ramos em 11º e, por último, Ana Carvalho no 19º posto. O Ginásio conquistou o ouro por equipas. Na prova masculina de iniciados, os atletas da Trofa classificaram-se nas seguintes posições: Sandro Nogueira em 6º lugar (ACR Vigorosa), Fábio Rodrigues em 8º (Ginásio da Trofa), João Rocha em 10º (Ginásio da Trofa), Diogo Oliveira em 12º (ACR Vigorosa) e Tiago Moreira foi 14 classificado (Ginásio da Trofa). O Ginásio da Trofa foi vice-campeão por equipas.

Nos Juvenis Masculinos, João Ferreira (Ginásio da Trofa) ficou no 12º posto. Em Juniores Femininos, Ana Martins do ACR Vigorosa conquistou a medalha de ouro, classificando-se em 1ª lugar.

Cinco atletas do ACR Vigorosa correram nesta prova, nos escalões mais avançados. Nélson Batista classificou-se em 187º lugar em Seniores Masculinos. Em Veteranos Femininos, Deolinda Oliveira conquistou a 6ª posição. José Rodrigues ficou pelo 80º posto em Veteranos Masculinos 2 e Abílio Marques (17º) e Fernando Ferreira (25º) participaram em Veteranos Masculinos 3.

No Grande Prémio de atletismo de S. João em Vilar de Arca, Cinfães do Douro, Ana Lopes (1º) e Patrícia Moreira (2º) ocuparam os primeiros lugares em Benjamins Femininos. Em infantis femininos, Sara Faria arrecadou a 5ª posição. André Barbosa e Vítor Martins participaram em Infantis Masculinos e terminaram a prova em 4º e 7º, respetivamente. Na prova de Iniciados Masculinos, João Gomes foi vice-campeão e Sérgio Silva foi 9º classificado. Na prova conjunta de Juniores, Seniores e Veteranos Femininos, Ana Martins concluiu a prova na 5ª posição. Por equipas, a ACR Vigorosa conquistou o segundo lugar do pódio em Benjamins e Infantis Femininos.

João Martins

 

{fcomment}