quant
Fique ligado

Edição 418

Gabriel Dias Moreira homenageado com atribuição de topónimo

Avatar

Publicado

em

A Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado e a Câmara Municipal da Trofa fizeram uma homenagem póstuma ao “filho da terra”, com a atribuição do topónimo Rua Gabriel Dias Moreira.

 “Gabriel Dias Moreira sempre colaborou de forma permanente, continuada e empenhada com todas as atividades e ações da freguesia de S. Martinho de Bougado. Teve um papel fundamental enquanto membro do grupo fundador da grande Feira Anual da Trofa, que permanece há 67 anos como um dos eventos âncora da freguesia e do concelho, sendo considerada atualmente como uma das feiras agropecuárias mais ímpares, emblemáticas e populares do País.

Foi um trofense dedicado e exemplar, que primava pela simplicidade, pela sua carismática cidadania e presença ativa, merecendo sem qualquer margem para dúvida, um lugar especial no devir histórico do nosso município”. Foi desta forma que Joana Lima, presidente da Câmara Municipal da Trofa, relembrou Gabriel Dias Moreira durante a homenagem a titulo póstumo, que decorreu no sábado, 6 de abril.

Numa “manifestação coletiva do apreço” e “respeito” que o concelho da Trofa nutre pelo “carismático” Gabriel Dias Moreira, a Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, com o apoio da autarquia trofense, decidiu atribuir o topónimo Rua Gabriel Dias Moreira à artéria situada junto ao Mercado/Feira da Trofa, ao lado da casa do homenageado, na freguesia.

Na cerimónia de homenagem ao “filho da terra” na freguesia de S. Martinho de Bougado, estiveram presentes “inúmeros” familiares e amigos do homenageado, José Sá, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, bem como representantes das entidades e instituições locais.

Para José Sá, embora “alguém queira criticar”, esta foi uma “homenagem merecidíssima” a uma “figura de destaque, empenho e bairrismo por esta terra”, dedicando-se “à Trofa e ao bem fazer”. “Era membro da Comissão de Agricultores, fundou a Feira Anual da Trofa e foi um acérrimo dedicado à realização da mesma. De um bairrismo incomparável, estava sempre pronto para todos os atos e para ser solidário com todas as ações sociais, contribuindo com tudo aquilo que era necessário para os vários eventos. Conhecido por Gabriel das Cervejas, ou Gabriel das Pipas, foi dos primeiros comerciantes daqui da Trofa na área das bebidas e um acérrimo defensor da Trofa a concelho”, enumerou.

Já o genro do homenageado, José Rocha, em nome de toda a família, agradeceu o gesto da Junta e da Câmara. Seguiu-se o descerramento da placa toponímica que associou o nome de Gabriel Dias Moreira ao concelho, por Joana Lima, José Sá e Maria do Sameiro, filha do homenageado.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...