quant
Fique ligado

Edição 418

Gabriel Dias Moreira homenageado com atribuição de topónimo

Publicado

em

A Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado e a Câmara Municipal da Trofa fizeram uma homenagem póstuma ao “filho da terra”, com a atribuição do topónimo Rua Gabriel Dias Moreira.

 “Gabriel Dias Moreira sempre colaborou de forma permanente, continuada e empenhada com todas as atividades e ações da freguesia de S. Martinho de Bougado. Teve um papel fundamental enquanto membro do grupo fundador da grande Feira Anual da Trofa, que permanece há 67 anos como um dos eventos âncora da freguesia e do concelho, sendo considerada atualmente como uma das feiras agropecuárias mais ímpares, emblemáticas e populares do País.

Foi um trofense dedicado e exemplar, que primava pela simplicidade, pela sua carismática cidadania e presença ativa, merecendo sem qualquer margem para dúvida, um lugar especial no devir histórico do nosso município”. Foi desta forma que Joana Lima, presidente da Câmara Municipal da Trofa, relembrou Gabriel Dias Moreira durante a homenagem a titulo póstumo, que decorreu no sábado, 6 de abril.

Numa “manifestação coletiva do apreço” e “respeito” que o concelho da Trofa nutre pelo “carismático” Gabriel Dias Moreira, a Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, com o apoio da autarquia trofense, decidiu atribuir o topónimo Rua Gabriel Dias Moreira à artéria situada junto ao Mercado/Feira da Trofa, ao lado da casa do homenageado, na freguesia.

Na cerimónia de homenagem ao “filho da terra” na freguesia de S. Martinho de Bougado, estiveram presentes “inúmeros” familiares e amigos do homenageado, José Sá, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, bem como representantes das entidades e instituições locais.

Para José Sá, embora “alguém queira criticar”, esta foi uma “homenagem merecidíssima” a uma “figura de destaque, empenho e bairrismo por esta terra”, dedicando-se “à Trofa e ao bem fazer”. “Era membro da Comissão de Agricultores, fundou a Feira Anual da Trofa e foi um acérrimo dedicado à realização da mesma. De um bairrismo incomparável, estava sempre pronto para todos os atos e para ser solidário com todas as ações sociais, contribuindo com tudo aquilo que era necessário para os vários eventos. Conhecido por Gabriel das Cervejas, ou Gabriel das Pipas, foi dos primeiros comerciantes daqui da Trofa na área das bebidas e um acérrimo defensor da Trofa a concelho”, enumerou.

Já o genro do homenageado, José Rocha, em nome de toda a família, agradeceu o gesto da Junta e da Câmara. Seguiu-se o descerramento da placa toponímica que associou o nome de Gabriel Dias Moreira ao concelho, por Joana Lima, José Sá e Maria do Sameiro, filha do homenageado.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 418

Dia dos Monumentos assinalado com protocolo para investigação do Castro de Alvarelhos

Publicado

em

Por

Faculdade de Letras da Universidade do Porto vai investigar o Castro de Alvarelhos. Dia dos Monumentos vai ficar marcado com assinatura de protocolo da instituição com a autarquia da Trofa.

 A Câmara Municipal da Trofa e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto vão assinar um protocolo de colaboração para a investigação do Castro de Alvarelhos. É desta forma que a Trofa assinala o Dia dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, quinta-feira.

O protocolo, que vai ser assinado pelas 10.30 horas, na Casa da Cultura, visa a “realização de estudos científicos e de investigação, com vista à divulgação, salvaguarda e valorização deste sítio arqueológico e respetiva zona especial de proteção”.

As comemorações estendem-se a ações de sensibilização acerca do património concelhio nas escolas da Trofa, de 15 a 19 de abril. Estas atividades vão ao encontro do que foi proposto pela Direção-Geral do Património Cultural que estipulou como tema para este ano “Património + Educação = Identidade”.

Para o dia 20 de abril está marcada uma visita guiada aos vários castros que integram a Rede de Castros do Noroeste Peninsular: Alvarelhos, Terroso (Póvoa de Varzim), Monte Padrão (Monte Córdova, Santo Tirso) e Sanfins (Paços de Ferreira). A visita pressupõe uma inscrição prévia, que pode ser feita através do email patrimoniocultural@mun-trofa.pt ou do número 252400090.

Continuar a ler...

Edição 418

Maratona “12 horas Solidárias”

Publicado

em

Por

No dia 20 de abril, o esforço dos que farão exercício físico na Academia Municipal da Trofa (Aquaplace), para além de uma recompensa pessoal, vai ter um sentido solidário.

No Aquaplace, as “12 Horas Solidárias” começam ao meio-dia e os interessados em participar tem que doar, pelo menos, um bem alimentar. Para as aulas de spinning, o “bilhete de entrada” é salsichas, atum ou azeite, enquanto os que preferirem as atividades aquáticas terão que levar arroz, massa, farinha ou bolachas. As aulas de grupo exigem a doação de açúcar, grão-de-bico ou cereais. Os bens recolhidos pela academia municipal serão entregues em várias instituições de solidariedade do concelho da Trofa.

As primeiras aulas começam às 12 horas com aulas de natação, masterclas, spinning, seguindo-se uma hora de regime livre, com insufláveis para os mais pequenos se divertirem.

Para as 14 horas estão agendadas aulas de hidrobike, pilates e ainda a opção regime livre. Das 15 horas às 16 horas, realizam-se aulas de hidrokids, batismo de mergulho, danças de salão, judo kids e body vive.

Pelas 16 horas, segue-se mais uma hora de hidrobike 3/4, batismo de Mergulho, Jump, Kickboxing e Ginástica para alunos com mais de 55 anos. Jogos lúdicos, deep water, uma aula de spinning e ainda uma sessão de step serão outras sessões a decorrer.

Às 18 horas, começam as aulas de hidroduplas, yoga, karaté, localizada e há a opção de regime livre. Pelas 19 horas, inicia-se uma hora de regime livre, uma aula de aqua boot camp e ainda uma aula de body combat e a partir das 20 horas, as aulas são dedicadas ao spinning, hidrobike 5/6, batismo de mergulho, e ainda de body pump.

Às 21 horas começam as aulas de aqua versa, training, batismo de mergulho, mix, judo e ainda killerkilos. Perto do fim, pelas 22 horas decorre uma hora de hidro baile, opção de regime livre e ainda uma aula de ritmos calientes. Para encerrar as 12 horas solidárias, das 23 às 24 horas realiza-se uma mega aula de hidro e ainda atividades em regime livre. 

Publicidade
Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);