Planeamento e Sistemas de Informação Geográfica e Curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho – Nível V, são os cursos de formação profissional que a ADRAVE – Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, S.A., vai promover, no âmbito do seu Plano de Formação 2007, destinados a Bacharéis e Licenciados desempregados à procura de novo emprego ou do 1º emprego residentes na Região do Vale do Ave 

adrave.jpgEstes cursos de formação vão decorrer, a partir do mês de Novembro, em dois concelhos do Vale do Ave com uma duração de 800 horas (cerca de 6 meses) cada um, em horário laboral. 

No concelho de Guimarães, irá decorrer o curso de Planeamento e Sistemas de Informação Geográfica, previsto iniciar a 03 de Dezembro de 2007 e no concelho de Santo Tirso, será realizado o Curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho, a iniciar no dia 05 de Novembro de 2007. 

As inscrições podem ser efectuadas na sede da ADRAVE, Av. Barão da Trovisqueira, n.º 358, r/c 4760 – V.N. Famalicão, por telefone 252302600, ou, através do site http://www.adrave.pt/, onde os candidatos poderão inscrever-se "on line", e obter mais informações sobre os cursos. 

A Formação Profissional aprovada no âmbito da Intervenção Sectorial Desconcentrada do Emprego, Formação e Desenvolvimento Social, prevê uma parte teórica e uma formação prática em contexto real de trabalho, procurando, dessa forma, dotar os formandos com novos conhecimentos e novas competências nomeadamente nas áreas do Planeamento e Gestão do Território, da Qualidade, e dos Recursos Humanos 

O Curso de Planeamento e Sistemas de Informação Geográfica resulta de um Protocolo de Cooperação existente entre a ADRAVE e a Universidade do Minho – Secção de Geografia e de uma colaboração com o Departamento de Informática da Universidade do Minho permite criar novos instrumentos e novas ferramentas para os futuros profissionais da gestão do território, a partir dos sistemas de informação geográfica.  

O Curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho resulta de uma prospecção efectuada pela ADRAVE junto de algumas empresas da Região, e onde se concluiu que há uma forte procura por parte dos empresários de vários sectores, de técnicos especializados nesta área.

É um curso homologado pelo ISHST – Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.