quant
Fique ligado

Ano 2010

Forave visita escola na República Checa

Avatar

Publicado

em

forave

 

Alunos e professores da Forave participaram numa reunião do projecto multilateral Comenius com escolas da Itália, Suécia e República Checa.

Quatro alunos e dois professores da Forave tiveram oportunidade de participar num encontro europeu de escolas, em Blansko, na República Checa, no âmbito dos programas PROALV – Comenius, entre os dias 10 e 15 de Outubro.

Na iniciativa, que tinha como tema “The Revival of the Historical Food of Europe and Benefits for Healthy Diet of Population” (“Recordar a História Alimentar da População da Europa e os Benefícios para uma Dieta Saudável”), os alunos e professores portugueses fizeram uma apresentação do sistema de ensino português, da escola e do país, dando a conhecer os resultados dos trabalhos realizados para o projecto. Também participaram em reuniões de trabalho, confeccionaram pratos típicos portugueses para um almoço internacional e planearam a próxima reunião a ter lugar na Suécia.

Após as reuniões de trabalho, a equipa da Forave teve ainda a oportunidade de participar em diversas actividades lectivas e culturais que possibilitaram o contacto com culturas diferentes.

Os trabalhos realizados ao longo do ano lectivo podem ser vistos em http://comeniusforave.blogspot.com/.

Segundo Áurea Brandão, aluna do 2º ano, “esta visita à escola Checa e o contacto com os colegas das outras escolas permitiram conhecer realidades e modos de vida completamente diferentes, interagir com pessoas de outras culturas e crescer enquanto cidadãos de uma Europa sem fronteiras”.

 

Forave na Finlândia

Logo depois do arranque do ano lectivo, Ana Clara Santos (professora de Inglês) e Andreia Brandão (coordenadora do Curso de Educação e Formação para Adultos – Técnicas de Qualidade) rumaram a Laihia, na Finlândia, para participar no encontro dos coordenadores dos países que participam no projecto intitulado “Our Continent Our Culture” – “O Nosso Continente, a Nossa Cultura”. O encontro teve lugar na Finlândia, na sede da associação Kyronmaan Opisto, e o objectivo passava por “avaliar em conjunto os resultados do primeiro ano do projecto e preparar a forma como alguns aspectos políticos e sociais europeus poderão vir a ser trabalhados pelos formandos de todos os países”, explicou fonte da Forave.

Publicidade

Para além dos coordenadores do projecto, para a Finlândia viajaram também formandos alemães, com o intuito de aprender a língua daquele país. Para isso, conviveram com colegas de Laihia, “em actividades preparadas especialmente para que houvesse troca de saberes”.

No final, houve ainda tempo para visitar o Centro Natural da Terra Nova, em Vaasa, fazer um passeio por Palosaari e para experimentar variados pratos de arenque.

A próxima reunião vai ter lugar em Itália, em Scandiano, na região de Emilia- Romagna, em Março do próximo ano.

 

Forave em Foco – Passado, Presente e Futuro”

O passado, presente e futuro da Forave vão estar em foco no fórum que decorre no dia 4 de Novembro às 18.30 horas, na Casa das Artes em Vila Nova de Famalicão.

Depois da recepção aos convidados pelas 18.45 horas, a Forave será apresentada em retrospectiva. Às 19 horas tem início o Fórum “Forave em Foco – Passado, Presente e Futuro” que terá como oradores Joaquim Azevedo, professor Catedrático da Universidade Católica Portuguesa, Fernando Pinto da Fonseca, presidente da direcção da Forave e Luís Presa presidente da ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais. No final serão assinados alguns protocolos e no encerramento a Forave contará com a presença da Ministra da Educação, Isabel Alçada.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...