quant
Fique ligado

Ano 2010

Folclore com os mais pequenos

Avatar

Publicado

em

 

O Grupo Folclórico Infantil da Escola de Cidai, o Grupo Folclórico Infantil de Valadares e o Grupo Infantil e Juvenil de Penhalonga, de Marco de Canaveses interpretaram os usos e costumes de antigamente na VII Mostra de Folclore Infantil, na Casa da Cultura.

A Casa da Cultura da Trofa recuou no tempo e reviveu os usos e costumes de há dezenas de anos atrás. No palco os mais pequenos envergaram as modas de antigamente na VII Mostra de Folclore Infantil, integrada nas comemorações do Centenário da Repúbllica, que decorreu no domingo.

Ainda antes do espectáculo, as meninas do Grupo Folclórico Infantil da Escola de Cidai juntaram-se e entre a conversa com o NT garantiram que são melhores bailarinas do que os rapazes. Já no palco, de braço dado, as diferenças ficavam de lado enquanto dançavam e cantavam as músicas ‘Siga a Rusga’, ou a ‘Padeirinha’. Temas que, do lado de fora, eram cantarolados também pelos avós e pais que os recordavam da infância.

Rita Carvalho é aluna da Escola Básica de Cidai e já há quatro anos que canta e dança no grupo. Entrou no rancho logo no primeiro ano de escolaridade, porque gosta de “aprender o passado, de cantar e dançar”. E em cima do palco fazia-o com brio, mesmo com o calor das roupas quentes confeccionadas com tecidos pitorescos, mas que para a menina são “muito fixes”.

Ana Azevedo anda no rancho há menos um ano e “a diversão” atraiu-a para esta actividade extra-curricular que faz com gosto. Catarina Ferreira é colega de turma e com o lenço na cabeça confessou que alguns amigos de outras escolas consideram “bonito” o facto de ela frequentar este grupo.

Orgulhosa da atitude dos meninos e meninas estava Jacinta Serra, Coordenadora do projecto do Grupo Folclórico Infantil da Escola de Cidai e que há 15 anos com Helena Reis e Amândia Meira decidiu avançar com o projecto. “Os usos e costumes do passado são muito acarinhados pelas pessoas que lá residem (Cidai)” e por isso “a VII Mostra de Folclore Infantil vem no seguimento do trabalho que já tem sido feito na Escola de Cidai”, completou a responsável.

Trabalho que é seguido pela autarquia trofense, em particular pelo vereador do Pelouro da Cultura, Assis Serra Neves que se sentou na primeira fila para ver as actuações dos grupos de folclore infantil e juvenil. “Estas tradições são muito importantes porque o que lhes fica é o que representam hoje no Rancho, são os usos e costumes do antigamente e também é importante para os adultos que gostam destas iniciativas”, afirmou.

A VII Mostra de Folclore Infantil contou ainda com as actuações do Grupo Folclórico Infantil de Valadares e do Grupo Infantil e Juvenil de Penhalonga, de Marco de Canaveses.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...