quant
Fique ligado

Edição 470

Flores coloriram Festa da Pácoa de Cidai

Avatar

Publicado

em

Ajuntamento das cruzes junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima, no Largo Manuel Canejo, em Santiago de Bougado, foi um dos pontos altos da Festa da Páscoa de Cidai.

As fitas coloridas, os arranjos de jarros e as palmeiras indicavam o percurso para a Festa da Páscoa de Cidai, que se realizou no domingo e segunda-feira de Páscoa, cumprindo assim uma tradição que já conta com mais de 80 anos.

O Largo Manuel Canejo, em Cidai, é o palco desta festividade que, pelo terceiro ano consecutivo, foi organizada pela ACRESCI (Associação Cultural Recreativa e Social de Cidai). O ponto alto foi a reunião solene das cruzes do compasso junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima, que, este ano, foi “mais colorido e com mais flores”, segundo contou o presidente da associação, José Carlos Costa. “Foi uma ideia diferente, não houve festa à noite, mas houve um realçar do ajuntamento de cruzes e a saída delas foi mais imponente. Isso foi o que nos agradou muito e a reação das pessoas foi excelente, tivemos o largo cheio de gente, se calhar por essa curiosidade, e que se sentiram de Cidai”, acrescentou.

Por isso mesmo, José Carlos Costa fez um balanço “muito positivo” desta festa, que, este ano, foi complementada com “a ornamentação de flores”, o que “engrandeceu e faz parte da tradição”. “Este ano tivemos um desafio maior, há mais arranjos de flores, o que envolveu uma população de mais idade de Cidai, que corresponderam ao desafio de uma maneira fantástica”, evidenciou.

Para o presidente, é “sempre com alguma dificuldade” que se reúne a comissão de festas, sendo a ACRESCI a primeira a “dar o arranque”, juntando depois “uma série de gente”. Este ano, “os jovens corresponderam muito bem” ao desafio lançado pela associação para participarem na organização das festas, sendo considerado pelo presidente resultado “das várias atividades da ACRESCI que envolveu muitos deles”. José Carlos Costa contou que era “tradição” as festas serem da responsabilidade dos jovens, estando agora na altura de “puxar um bocadinho esse lado”. “Os jovens deveriam ter um lugar de posição nestas festas, como tiveram. Os tempos são outros e logicamente que as coisas mudam e temos que acompanhar, mas sem dúvida que diz respeito aos jovens e acho que é uma mecânica natural de passagem de testemunho das responsabilidades, ainda que sejam novos, muito novos alguns, mas a resposta ao desafio é fantástica”, referiu.

Nesse sentido, o presidente lançou o desafio aos jovens de Cidai: corresponderam ao convite da ACRESCI para organizarem as festas da Páscoa, podendo contar com a associação para o seu “arranque”.

Já na tarde de segunda-feira, a animação esteve a cargo do grupo Alvadance, que fez demonstrações de hip hop e break dance, e do Grupo Tradições Infantis de Cidai, Rancho Infantil “Zé do Telhado” e do Grupo Danças e Cantares do Vale do Coronado.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...