quant
Fique ligado

Ano 2011

F.I.A.T. já arrancou (c/ vídeo)

Avatar

Publicado

em

Festival Itinerante de Artes da Trofa (F.I.A.T.) vai levar cultura a todas as freguesias do concelho. S. Martinho de Bougado foi a primeira a acolher o evento.

O ar, a terra, o fogo e a água ocupam toda a entrada da Academia Municipal da Trofa. Quatro fotografias de cada um dos elementos da natureza forram os quatro lados da exposição fotográfica 4×4 que surge integrada no F.I.A.T., o Festival Itinerante de Artes da Trofa, que vai percorrer todas as freguesias do concelho. A abertura do certame aconteceu esta terça-feira, ao final da manhã.

O F.I.A.T. surgiu de uma parceria entre a autarquia trofense e a empresa Intelectus d’Ouro e vai levar cultura a todos os trofenses através da fotografia, do teatro e do cinema.

“Este festival surge da vontade de desenvolver uma iniciativa cultural na Trofa, que de facto cumprisse a sua missão, ou seja, proporcionar educação pela cultura e envolvimento das comunidades”, explicou Helena Pereira, responsável da Intelectus d’Ouro.

Aliando “cultura, educação e ambiente”, o F.I.A.T. tem como tema a Floresta, dado que 2011 é o Ano Internacional da Floresta. Assis Serra Neves, vereador da Cultura da Câmara Municipal, reconhece a forte aposta na promoção cultural: “Fazemos essa aposta, porque os custos não são significativos”. “Queremos fomentar uma maior abertura das mentalidades, mais amigas do ambiente”, acrescentou.

O F.I.A.T. inclui quatro iniciativas distintas: uma exposição e um concurso de fotografia, um ciclo de cinema e ambiente e a apresentação da Companhia de Teatro da Trofa (C.T.T.), no dia 18 de junho, na Casa da Cultura. Cerca de 11 atores trofenses vão subir ao palco para interpretar a obra “A floresta”, de Sophia de Mello Breyner Andresen.

 

O concurso de fotografia “Expressa-te Floresta” está aberto a todos os que queiram participar com três fotografias alusivas ao tema, sequenciais ou não. Os candidatos devem entregar os seus trabalhos em formato digital, com 150 dpi, até ao dia 13 de junho, na Casa da Cultura da Trofa.

Já o ciclo de cinema vai inverter a tradição e, ao invés de as pessoas irem à sala de cinema, os filmes vão até às associações, às escolas, aos agrupamentos de escuteiros e outras coletividades e instituições.

Publicidade

Assis Serra Neves reconhece que este é um evento voltado “para os jovens”, mas espera a participação de todos os trofenses: “É muito descentralizado, com atividades diversificadas e espero que o público tire partido disso”.

Depois de S. Martinho de Bougado, a cultura segue para S. Romão do Coronado, a 2 de maio, onde o F.I.A.T. vai permanecer durante uma semana. A exposição de fotografia “4X4” estará na Junta de Freguesia e o ciclo de cinema realiza-se no dia 2 de maio na EB1 Fonteleite, pelas 16 horas e no dia 3 de maio, pelas 9 horas, será a vez da EB1 da Portela.

A freguesia seguinte a receber o F.I.A.T. será Covelas, onde a exposição ficará no Salão Paroquial de 9 a 15 de maio. No dia 9, a EB1 de Querelêdo recebe o ciclo de cinema.

De 16 a 22 de maio o F.I.A.T. estará em S. Mamede do Coronado, com a Exposição “4X4”, na EB1 Feira Nova. O ciclo “Cinema e Ambiente” percorrerá as escolas da freguesia.

A Freguesia do Muro recebe a primeira edição do Festival de 23 a 29 de maio com a exposição de fotografia “4X4” a estar patente durante esta semana na Associação Recreativa Juventude do Muro e com o ciclo de cinema na EB1 Estação no dia 23 de maio, pelas 16 horas.

O F.I.A.T. continua a decorrer na semana de 30 de maio a 5 de junho na Freguesia de Guidões. Aqui a exposição de fotografia ficará patente na Casa Paroquial e a atividade “Cinema & Ambiente” visitará a escola EB1 Cerro 1 no dia 31 de maio e a 2 de junho, será a vez da escola Cerro 2 acolher a atividade.

De 6 a 12 de junho o Festival decorrerá na freguesia de Alvarelhos, com a exposição de fotografia na Junta de Freguesia e com o ciclo de cinema a decorrer nas escolas locais.

A última freguesia do concelho a receber o F.I.A.T. será Santiago de Bougado, de 13 a 18 de junho. A exposição fotográfica ficará patente na Casa da Cultura e as escolas receberão o ciclo de cinema nos dias 13, 14 e 16 de junho.

 

{fcomment}

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...