quant
Fique ligado

Edição 490

Festivaleiros centraram-se em S. Pantaleão

Avatar

Publicado

em

“Projecto Muro Cultura” promoveu uma festa dedicada à juventude no S. Pantaleão, na noite de sábado, 20 de setembro.

“Aos velhos amigos, aos novos amigos, aos conhecidos e aos desconhecidos, um muito obrigado pela magnífica festa que fizeram no Projecto MC de sábado à noite! Sem este público magnífico a coisa não seria a mesma”. A mensagem foi deixada pelo “Projecto Muro Cultura” na página oficial do Facebook, no final da festa dedicada à juventude.

Publicidade

Vários festivaleiros juntaram-se no recinto para ouvir o set de DJ, composto por DJ PAUL & Dinis, os WTF DJS e Double Two Xpress Dj’s (W2xPress Dj’s). Mas antes, os jovens foram recebidos com música acústica pela banda formada por Gonçalo Sousa, Eduardo Sinatra e Diogo Fonte. E, sendo festa dedicada à juventude, não podia faltar o bar que esteve a cargo da Juventude Sem Fronteiras do Muro.

André Azevedo justificou a escolha de “DJ de vários pontos do país, como Famalicão e Santo Tirso”, com o facto de “atrair algumas pessoas”, tendo no local a acampar “pessoas de Santo Tirso”. Para “o caso de chover”, a organização montou o recinto “no salão”, mas os festivaleiros queriam que fosse ao ar livre no S. Pantaleão.

Margarida Pinto contou que o projeto “surgiu numa conversa de café depois de uma Volta a Portugal, onde houve um grupo que fez uns panos alusivos ao metro”. Foi aí que o grupo olhou para “a estação” e falaram que se podia “fazer coisas bonitas e sobre a cultura, tendo em conta que está abandonada e que ninguém vai fazer nada”. Foram enviadas “mensagens a várias pessoas mais jovens do Muro”, tendo existido algumas que se juntaram ao grupo, hoje constituído por “dez pessoas entre os 18 e os 27 anos”. “Queremos crescer o grupo, precisamos de mais gente. A logística é complicada, é preciso muito tempo que alguns de nós não tem para dar”, acrescentou André Azevedo, demonstrando a ideia de se “tentar fazer uma associação”.

O “Projecto Muro Cultura” começou o ano passado com “uma festa de lançamento” e, este ano, andou “um bocadinho adormecido”. Foi aí que perceberam que “as pessoas que vieram à festa estavam desejosas que houvesse outra iniciativa deste género e outras de dinamização do espaço, através da cultura, das artes e mesmo da freguesia”. André Azevedo salientou que apesar de o ano passado a entrada ter sido “gratuita” estiveram na festa “cerca de 300 pessoas, o que foi ótimo”.

A festa da juventude será “o grande evento” do Projecto Muro Cultura, promovendo ao longo ano “outras atividades”, estando já a pensar em desenvolver “uma exposição sobre os padroeiros da freguesia”, um “festival de curtas-metragens, uma série de workshops no verão relacionados ou com a freguesia ou sobre a cultura e a arte” e “uma espécie de rotas ou caminhadas pelos cruzeiros ou por sítios emblemáticos da freguesia”.

Margarida Pinto referiu que a ideia do projeto é “pegar em vários sítios que as pessoas nem sequer fazem ideia e tentar mostrar as deficiências que esses sítios têm e provavelmente chamar a atenção e potenciá-los”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...