quant
Fique ligado

Ano 2011

Festival Itinerante de Artes da Trofa está na rua

Avatar

Publicado

em

O F.I.A.T. arrancou, com diversas atividades em todas as freguesias do concelho. Até 18 de junho, todos os trofenses terão a oportunidade de ver exposições e filmes relacionados com a temática deste ano: a floresta.

Está na rua a primeira edição do F.I.A.T. (Festival Itinerante de Artes da Trofa). Desde abril, este projeto está a percorrer as freguesias do concelho com um curso de fotografia intitulado “Expressa-te, Floresta”, a exposição fotográfica “4X4” e um ciclo de cinema intitulado “Cinema & Ambiente”. Na exposição de fotografia “4×4” estão retratados os quatro elementos da natureza: Água, Ar, Fogo e Terra. O Ciclo de Cinema inclui os filmes “Pocahontas”, “O Rei Leão”, “Into the Wild”, “Safe”, “Die Wolke”, “Les Glaneurs et la Glaneuse”, “An Inconvenient Truth” e “The Happening”. Todas as iniciativas que vão decorrer no âmbito do F.I.A.T. estão de alguma forma ligadas ao tema da floresta, escolhido porque 2011 é o Ano Internacional da Floresta.

Quer a exposição quer o ciclo de cinema, já percorreram as freguesias de S. Martinho de Bougado, S. Romão do Coronado, Covelas e S. Mamede do Coronado. Desde o dia 23 de maio, o F.I.A.T está na freguesia do Muro e, até ao dia 29 de maio, será possível visitar a exposição que está patente na sede da Associação Recreativa Juventude do Muro.

O F.I.A.T. continua a decorrer na semana de 30 de maio a 5 de junho na freguesia de Guidões. Aqui a exposição de fotografia ficará patente na Casa Paroquial e a atividade “Cinema & Ambiente” visitará a escola EB1 Cerro 1 no dia 31 de maio, pelas 16 horas e no dia 2 de junho, vai decorrer na escola EB1 Cerro 2, pelas 16 horas.

De 6 a 12 de junho, o Festival decorrerá em Alvarelhos, com a exposição de fotografia na Junta de Freguesia e com o Ciclo de Cinema a decorrer no dia 6 de junho, pelas 16 horas, na EB1 de Giesta 1 e no dia seguinte na EB1 de Giesta 2, à mesma hora.

A última freguesia trofense a receber o Festival Itinerante de Artes da Trofa será Santiago de Bougado, de 13 a 18 de junho. A exposição fotográfica ficará patente na Casa da Cultura. No dia 13 de junho, pelas 16 horas, a EB1 de Bairros vai receber o Ciclo de Cinema. No dia seguinte, às 9 horas, os filmes levam a sua magia até à EB1 da Lagoa. No mesmo dia, pelas 16 horas, esta atividade vai decorrer na EB1 de Cidai. Já no dia 16 de junho, pelas 16 horas, será a EB1 de Cedões a acolher o “Cinema e Ambiente”.

Durante o F.I.A.T. vai ainda decorrer o concurso de fotografia “Expressa-te, Floresta”. Esta atividade procura “promover o talento e a criatividade dos trofenses que gostam de fotografia”, estando aberta a toda a população. As fotografias a concurso devem ser acompanhadas por uma memória descritiva e entregues até ao dia 13 de junho na Casa da Cultura da Trofa. Os resultados serão anunciados no dia da sessão de encerramento do Festival, no dia 18 de junho, na Casa da Cultura, e serão atribuídos prémios às três melhores fotografias.

A primeira edição do F.I.A.T. chega ao fim a 18 de junho, com a apresentação da Companhia de Teatro da Trofa, que vai subir ao palco com uma adaptação para teatro da obra “A Floresta” de Sophia de Mello Breyner Andersen, na Casa da Cultura da Trofa, pelas 18 horas.

O F.I.A.T. surge “na linha da política de descentralização de eventos que a Câmara Municipal da Trofa tem levado a cabo, conciliando a aposta numa programação de qualidade, regular e diversificada, que garanta a fidelização e formação de públicos”, garantiu fonte da autarquia.

Publicidade

{fcomment}


Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...