quant
Fique ligado

Edição 439

Festival de Concertinas anima festas de Santa Eufémia

Avatar

Publicado

em

festival-concertinas

No sábado, o Monte de Santa Eufémia volta a acolher o Encontro de Tocadores de Concertina e Cantares ao Desafio, na tarde de sábado.

A iniciativa, dinamizada pela Câmara Municipal da Trofa, vai reunir durante a tarde “centenas de tocadores e cantadores” que vão animar “esta festa tradicional, que já é uma tradição nesta altura do ano”. A autarquia convida a comunidade a passar uma “tarde diferente ao som de concertinas e cantares ao desafio”.

Publicidade

Recorde-se que a tradição dos cantares ao desafio é comum a várias regiões e países do mundo. No século XX, no Norte Litoral português, este modo musical e poético de improvisação, começou a ser acompanhado com concertinas, tornando-se um ícone da musicalidade tradicional da região.

Este festival, que já vai na 14º edição, atrai a cada edição “milhares de visitantes que se deslocam até à Trofa para assistir a esta festa”. “A aposta na manutenção das festas tradicionais e populares continua a ser um pilar da política desenvolvida pela autarquia trofense que procura preservar as tradições e costumes”, avançou fonte da Câmara Municipal.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...