quant
Fique ligado

Edição 473

Festas de S. Pedro da Maganha com Concurso de Marchas Populares

Avatar

Publicado

em

Este ano, as festas de S. Pedro da Maganha vão ter uma novidade: as marchas populares vão acontecem em formato concurso, pelo que os grupos interessados, de dentro ou de fora do concelho, podem inscrever-se até 25 de junho.

Face à pouca adesão que não permitiu compor “um bom grupo” de marchas populares, a Associação Recreativa S. Pedro da Maganha estabeleceu um “plano B” para que as festas não deixassem de ter o principal chamariz. Por isso, abdicou de criar o grupo e criou o Concurso de Marchas Populares, cujas inscrições estão abertas até 25 de junho “a todos os interessados, de dentro ou de fora do concelho”, explicou António Castro, presidente da coletividade. No atual contexto socioeconómico, os prémios são aliciantes: o 1º grupo classificado ganha mil euros, o 2º leva para casa 500 euros e o 3º arrecada 200. Os outros grupos participantes também não vão para casa de mãos a abanar e ganham cem euros. O júri do concurso será composto por um elemento de cada grupo participante.

As inscrições podem ser feitas através do número telefónico 919 539 454 ou do email acastro-spedro@live.com.pt.

Como manda a tradição nas festas, a concentração das marchas está marcada para as 21 horas de 28 de junho, no Souto de Bairros, seguindo em desfile até à Avenida da Maganha, junto à estátua de S. Pedro, onde vão mostrar o que valem.

O valor dos prémios, afirmou António Castro, é o mesmo que a associação “gastou com as marchas populares” nos últimos anos, sem contar com o contributo dos elementos participantes. Mesmo a necessitar do maior número de verbas possível para acabar a construção da sede, a associação vai fazer este esforço financeiro em defesa da vitalidade das festas. “Não queremos que elas morram. Queremos que as pessoas se dirijam à Maganha para participar na romaria”, frisou.

António Castro explicou que, desta vez, “a associação não apoia nenhum grupo”, mas pelo que sabe há já movimentações na população para que “haja um grupo da aldeia” representado no concurso.

A noite de 28 de junho também tem outra novidade anunciada: a animação musical será feita pela Banda Show. O programa, contudo, ainda não está fechado.

As festas em honra a S. Pedro realizam-se de 27 a 29 de junho.

 

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...