quant
Fique ligado

Edição 477

Festas de S. João Baptista animam Guidões

Avatar

Publicado

em

 

De 21 a 24 de junho, Guidões acolhe as festas em honra de S. João Baptista, com destaque para a procissão e marchas populares.

Para “não deixar cair por terra a tradicional festa em honra de S. João Baptista”, um grupo de “cinco amigos” juntaram-se para organizarem as festas em honra do padroeiro de Guidões, que decorrem de 21 a 24 de junho. Uma festa que, segundo a comissão de festa, “os seus antepassados sempre enalteceram”.

O programa das festas foi preparado tendo em conta “a realidade económica atual” e indo ao “encontro das tradições, gostos e vontades da comunidade”, sendo que “o ponto alto será a majestosa procissão em honra de S. João”. “Mas as luminosas marchas populares também merecem um lugar de destaque”, acrescentam.

Será com as Marchas populares de S. João Baptista, pelas 21 horas do dia 21 de junho, que tem início o programa das festa. No dia seguinte, pelas 8 horas, o Grupo de Bombos Os Galhofas vão percorrer Guidões a anunciar as festividades. Já à tarde há a atuação do Rancho Folclórico de Alvarelhos (17 horas) e a chegada das cestas dos mordomos (18 horas). No dia 23 de junho, além do embelezamento da típica cascata de S. João Baptista, pelas 8 horas, há a atuação do Grupo Arco Íris, pelas 21 horas, e uma sessão de fogo de artificio. O programa do dia seguinte começa com uma eucaristia, pelas 8 horas, seguida da entrada da Banda de Música de S. Pedro da Cova (9 horas), missa solene com sermão em honra de S. João Baptista (11 horas) e a procissão em honra do padroeiro (17 horas).

Para conseguir apurar o valor para as festas, o grupo dinamizou “atividades”, fez o peditório pela freguesia e pediu “ajudas e patrocínios de empresas”, a quem “agradecem pela ajuda e colaboração”. “Com muita dinâmica e iniciativa, conseguimos um valor que pensamos ser o suficiente para a realização das festas”, contou o grupo.

A comissão de festas espera que “as pessoas venham à festa e se divirtam, pois a essência da festa de S. João são os guidoenses, familiares e amigos na rua em festa”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...