quant
Fique ligado

Ano 2012

Festas da Páscoa em Cidai (c/video)

Avatar

Publicado

em

Largo Manuel Canejo, em Cidai, recebeu, durante dois dias, as festas pascais, que já contam com cerca de 80 anos.

Há cerca de 80 anos que a aldeia de Cidai acolhe as Festas da Páscoa, no domingo e segunda-feira . Durante estes dois dias uma comissão organizadora apresenta vários espetáculos no Largo Manuel Canejo, onde a parte religiosa nunca é esquecida. 

Este ano, a organização das festas esteve, pela primeira vez, a cargo da Associação Cultural Recreativa e Social de Cidai (ACRESCI). O Domingo da Páscoa, 8 de abril, começou com uma alvorada, pelas 9.30 horas. Depois de percorrerem as localidades de Santiago de Bougado, as cruzes juntaram-se no Largo Manuel Canejo e seguiram em direção à Igreja Matriz. Já à noite, houve espetáculos musicais, que contaram com a participação da banda bougadense White In, do Grupo de Tradições Infantis de Cidai e um momento de fado com Costa Marinho e Vânia Leal, acompanhados por José Saraiva, na viola, e Márcio Silva na guitarra. Já na segunda-feira, o Grupo Tradições Infantis de Cidai, Pauliteiros de Fonte de Aldeia, de Miranda do Douro, e Sons e Cantares do Ave abrilhantaram o último dia de festas que encerrou com fogo de artificio. 

José Carlos Costa, presidente da ACRESCI, fez um balanço positivo das festas, que “correu muito bem” durante os dois dias. “Ontem (domingo) à noite correu dentro da normalidade, mais na área religiosa, terminando com uma festa familiar, onde tivemos muitos artistas da casa a atuar. Achamos muito engraçado e penso que agradou ao público. Quanto ao dia de hoje (segundafeira) foi extraordinário e o S. Pedro ajudou-nos”, afirmou.

O presidente deixou um agradecimento a todos os elementos que participaram na organização das festas, tanto a nível monetário, como na sua preparação. Um reconhecimento que também se estendeu à Câmara Municipal da Trofa e à Junta de Freguesia de Santiago de Bougado. Além disso, foram entregues lembranças aos grupos que participaram nestas festas, onde nem as crianças do Grupo Tradições Infantis de Cidai foram esquecidas, pois receberam um folar. A ACRESCI aproveitou para presentear também com um folar Jacinta Serra que muito tem ajudado este grupo infantil.

{fcomment}

 

 

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...