quant
Fique ligado

Ano 2011

Famalicão promove educação

Avatar

Publicado

em

De 1 a 15 de Abril, a educação vai estar em destaque no concelho de Vila Nova de Famalicão. Quinzena da Educação tem programa variado.

“Fornecer à população infanto-juvenil bases culturais e sociais, preparando todas as crianças e jovens famalicenses para enfrentarem os desafios da sociedade em constante mudança” é uma “prioridade” da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que organiza até 15 de Abril a  Quinzena da Educação. Os objectivos da iniciativa passam por “consolidar, enfatizar e valorizar o trabalho desenvolvido, no âmbito da educação, por todos os parceiros da rede de educação e formação do concelho”, explica Leonel Rocha, vereador da Educação da autarquia famalicense.

A Quinzena da Educação tem início no dia 1 de Abril, com a comemoração do aniversário da Cior, que vai incluir um sarau cultural, às 21 horas.

De 4 a 7 de Abril, vai ter lugar a III Mostra de Teatro Escolar daquele concelho. O teatro não é a única arte promovida pelas escolas que será dada a conhecer durante a Quinzena da Educação. Nos dias 8 e 9 de Abril, a Casa das Artes vai encher para assistir ao IV Sarau Cultural Interescolas, uma iniciativa onde a música, a dança e as artes circenses também irão marcar presença.

No dia 5 de Abril, a Biblioteca Municipal é palco da Assembleia Municipal de Crianças e Jovens. Noventa e nove crianças, número correspondente à composição da verdadeira Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão, vão ser distribuídas por 11 “grupos parlamentares”, representativos dos agrupamentos de escolas e cooperativas de ensino do município. O objectivo da sessão é a discussão do tema “Violência em meio escolar”. Esta assembleia tem como objectivo “incutir a ideia de cidadania e de intervenção política, promovendo a participação cívica dos jovens famalicenses”, como explica Leonel Rocha.

A Banda Desenhada também está presente nesta Quinzena da Educação através da exposição “Emoções e Sentimentos em Banda Desenhada”, cuja inauguração vai decorrer no dia 5 de Abril, às 9.15 horas. Esta exposição decorrerá até 30 de Abril, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e será constituída pelas histórias realizadas pelos alunos do 1º Ciclo, âmbito do Programa Crescer a Brincar. Estas histórias serão apresentadas em forma de Livro Digital.

A Quinzena da Educação vai “proporcionar espaços de debate e partilha de experiências”. É o caso do seminário “Autonomia da escola e qualidade do seu papel na comunidade”, que decorre dia 6 de Abril, pelas 17.30 horas na Biblioteca Municipal. O seminário inserido nas comemorações do 10º aniversário do Agrupamento de Escolas de Gondifelos, contará com a presença de diversos especialistas na promoção da qualidade do serviço educativo. De acordo com o director do agrupamento, Jones Maciel, um dos objectivos do debate será o de “partilhar visões diferentes sobre o papel da escola na comunidade”.

A saúde escolar será também tema de debate, numa iniciativa que decorre a 14 de Abril, no Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Seide. Em discussão estarão assuntos como a saúde mental, saúde oral, alimentação saudável, saúde sexual e reprodutiva, prevenção da violência em meio escolar e prevenção de consumos nocivos e comportamentos de risco. Destaque ainda para o Encontro Concelhio das Associações de Pais, que se realiza a 15 de Abril, pelas 18.30 horas, na EB 2/3 de Ribeirão.

A 15 de Abril, o Auditório da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo de Ribeirão vai receber o Encontro Concelhio das Associações de Pais, às 18.30 horas. Este encontro vai incidir sobre a importância das “Novas Oportunidades” dos pais no sucesso educativo dos filhos.

Publicidade

Para mais informações, pode contactar o Departamento da Educação e Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão através do número de telefone 252 320 954 ou dos endereços electrónicos lupinhas@vilanovadefamalicao.org, servicoseducativos@vilanovadefamalicao.org ou educação@vilanovadefamalicao.org.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...