quant
Fique ligado

Ano 2009

Famalicão apresenta sabores gastronómicos

Avatar

Publicado

em

quinzenagastronomica


 
 
Entre 1 e 15 de Fevereiro, Vila Nova de Famalicão transforma-se no principal destino gastronómico do país, com algumas das mais saborosas iguarias tradicionais colocadas a concurso em quinze restaurantes do concelho, no âmbito da Quinzena Gastronómica. Aos apreciadores da cozinha tipicamente minhota a passagem por Famalicão torna-se, assim, obrigatória por estes dias. Ainda mais, porque a concurso estará uma ementa de luxo constituída por Bacalhau à Lagareiro, Cabrito Assado, Cozido à Portuguesa e Rojões com Papas de Sarrabulho.
Intitulada “Serões Gastronómicos”, a iniciativa – que decorre pelo sétimo ano consecutivo – mantém uma ligação com o romancista Camilo Castelo Branco, ele próprio um grande admirador das iguarias tradicionais. Isso mesmo fez questão de frisar o vereador do Turismo da Câmara Municipal de Famalicão, Ricardo Mendes, que recordou o escritor de Seide como “apreciador da gastronomia minhota”. Também o representante da Confraria dos Gastrónomos do Minho, Leite Gomes, salientou que “através da sua obra, Camilo vende como ninguém a nossa gastronomia”. Os responsáveis falavam durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu esta segunda-feira na Casa das Artes e contou ainda com as presenças do vice-presidente da Câmara Municipal, Leonel Rocha, e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), António Peixoto.
  Mas, a grande novidade desta edição é a criação de um passaporte gastronómico que, para além de proporcionar aos consumidores informações e curiosidades sobre os diversos restaurantes a concurso, dá-lhes ainda a possibilidade de ganharem prémios. Para isso, basta carimbar o passaporte em cada estabelecimento. O objectivo desta acção de marketing é, segundo Ricardo Mendes, “fomentar uma interligação entre os vários restaurantes, publicitando-os uns aos outros”. “Ao deslocar-se a um restaurante, o consumidor terá informações acerca dos outros, o que é bom para todos”, acrescentou.
À semelhança das edições anteriores, cada um dos participantes candidata-se com um dos pratos sugeridos e será sujeito à avaliação surpresa do Júri, composto por um representante da Câmara Municipal, da Confraria dos Gastrónomos do Minho, da nova Entidade Regional de Turismo Norte e da Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão. A cada prato será “atribuído três prémios que distinguirão os mais saborosos, mas também avaliará as condições de higiene, qualidade dos serviços e géneros, entre outros”, sublinhou ainda o vereador do turismo.
 
RESTAURANTES A CONCURSO
 
Cada um dos quinze restaurantes a concurso escolheu, então, um prato a apresentar, considerado a sua especialidade. Assim, o Bacalhau à Lagareiro poderá ser apreciado no restaurante do Hotel Moutados, na Residencial Sobreiro, no restaurante Cozinha do Gonçalves, ou ainda no Rio Este. Por sua vez, o Cabrito Assado foi a especialidade escolhida pelos restaurantes Ferrugem, Malcriada, Outeirinho, Prato das Oliveiras, Tapas & Companhia e Lazer da Encosta. O Cozido à Portuguesa que é uma iguaria que também tem o seu toque minhoto pode ser saboreado no restaurante Pateo das Figueiras. Por fim, os Rojões com Papas de Sarrabulho estão a concurso na Casa de Pasto 7 Velhos, na Churrasqueira do António, no Moutados de Baixo e no Sara Cozinha Regional.
 
QUINZENA DA GASTRONOMIA DE VILA NOVA DE FAMALICÃO 2009 _ INFORMAÇÃO À COMUNICAÇÃO SOCIAL
 
TEMA: Serões Gastronómicos
Organização: Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
DATA: 1 a 15 de Fevereiro de 2009
 
Pratos e Restaurantes a Concurso:
BACALHAU À LAGAREIRO
Hotel Moutados – Gavião – 252312377
Residencial Sobreiro –  Bairro – 252931043
Cozinha do Gonçalves – Vale S. Martinho – 252321301
Rio Este – Gondifelos – 252952995
 
CABRITO ASSADO
Ferrugem – Portela – 252911700
A Malcriada – Calendário – 252322927
Outeirinho – Louro – 252317467
Prato das Oliveiras – Avidos – 252321892
Tapas & Companhia – Famalicão – 252316812
Lazer da Encosta – Vermoim – 252108264
 
O COZIDO À PORTUGUESA
Pateo das Figueiras – Gavião – 252316464
 
ROJÕES COM PAPAS DE SARRABULHO
Casa de Pasto 7 Velhos – Famalicão – 252321235
Churrasqueira do António – Calendário – 252319129
Restaurante Moutados de Baixo – Gavião – 252322276
Sara Cozinha Regional – Famalicão – 252322487
 
Júri
Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Ricardo Mendes
Representante da Confraria dos Gastrónomos do Minho, Leite Gomes,
Representante da Entidade Regional de Turismo Norte
Presidente da Associação Comercial e Industrial de Famalicão, António Peixoto
 
Objectivo da iniciativa
Reafirmar Famalicão como destino gastronómico por excelência, incentivando os restaurantes a praticarem uma ementa tipicamente minhota, genuína e de qualidade contribuindo de forma decisiva para a valorização da gastronomia tradicional portuguesa enquanto produto turístico e cultural.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...