quant
Fique ligado

Edição 763

ExpoTrofa na Alameda organizada por Finzes e Castêlo

Faltam elementos para a Comissão de Festas de Nossa Senhora das Dores. As reuniões de criação do grupo de trabalho já começaram e este ano serão os lugares de Finzes e Castêlo a organizar as festas. A ExpoTrofa vai decorrer no espaço da Alameda, assim como o bar da Comissão de Festas.

Avatar

Publicado

em

Faltam elementos para a Comissão de Festas de Nossa Senhora das Dores. As reuniões de criação do grupo de trabalho já começaram e este ano serão os lugares de Finzes e Castêlo a organizar as festas. A ExpoTrofa vai decorrer no espaço da Alameda, assim como o bar da Comissão de Festas.

Apesar das dificuldades, já começou a formar-se o grupo de pessoas para a Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora das Dores. Neste ano particularmente difícil, com os problemas e limitações causados pela pandemia e agora pela guerra da Ucrânia e consequentes dificuldades económicas, Mário Moreira dá a cara pelo grupo de mulheres e homens que vão trabalhar para que, em agosto, os andores voltem a sair às ruas e a música e entretenimento encham os parques e Alameda da Estação.
Para Mário Moreira, esta não é a primeira vez que dá a cara pela Comissão de Festas, já em 2012 fez parte do grupo de trabalho que organizou as maiores festas do concelho da Trofa. “Eu tinha jurado que não entrava noutra, é um trabalho cansativo, exige um esforço maior para haver um certo profissionalismo”, revelou.
Moreira reconhece que “não está a ser fácil”, apesar da colaboração excelente que estão a ter do padre Luciano Lagoa. “Estamos a criar um grupo alargado do qual já fazem parte muitos jovens, já temos cerca de 20 pessoas, apesar de a Comissão propriamente dita ser composta por sete ou oito elementos, necessitamos de, no mínimo, 50 pessoas para toda a orgânica”.
Para a angariação de fundos, a Comissão tem de desenvolver peditórios, realizar cortejos, pedir apoio às empresas, organizar e vender o terrado, colocar o bar em funcionamento e tratar da organização da ExpoTrofa que, este ano, vai decorrer na Alameda da Estação.
Reconhecida como uma das maiores romarias do Norte de Portugal, as festas de Nossa Senhora das Dores atraem milhares de pessoas à Trofa, transformando-se “num grande evento cultural que queremos manter e engrandecer para projetar o nome da Trofa”, revelou Mário Moreira.
Relembrando que durante os dois anos de pandemia as festas estiveram interrompidas, e que apenas foi possível desenvolver uma parte muito reduzida da vertente religiosa, Moreira reconhece que “é mais difícil para este ano, porque as pessoas desabituaram-se um pouco das festas, e, portanto, é um desafio retomá-las e voltar a ver os grandes andores e os espetáculos numa semana de animação e alegria”. “Queremos fazer deste evento, o grande evento cultural da Trofa, fazendo com que as pessoas retomem aquela ideia que se chega a agosto e que temos um evento grandioso”, continuou.
Relembrando que, em 2012, a ExpoTrofa foi deslocalizada e passou a ser realizada na zona envolvente à estação de comboios, “este ano, vem para a Alameda e o bar da Comissão será também montado aí.”
No entanto, a edição de 2022 da ExpoTrofa vai decorrer apenas de 6 a 10 de julho, passando a ter apenas cinco dias de duração, de forma a não ser tão exigente e cansativo para quem tem de estar a assegurar o funcionamento dos stands, assim como toda a organização do certame”.
Também as festas do Espírito Santo vão ser retomadas este ano, e decorrem a 5 de junho, também com a organização da Comissão de Festas.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...